Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12480 |
Resumo: | O setor das cervejas artesanais está em movimento de crescimento no Brasil, com o número de cervejarias independentes crescendo ano a ano e movimentando a economia do país de forma significativa. Com o crescimento do mercado, também há o crescimento da demanda por esse produto, com consumidores que estão buscando cada vez mais a melhor qualidade dos produtos e o diferencial de sabores que as cervejas artesanais entregam. Porém, de forma geral, o mercado cervejeiro é marcado por uma presença masculina muito forte, e isso ocorre por razões históricas de participação ativa na produção das cervejas e do próprio consumo deste produto. Diante desse cenário, o presente estudo buscou entender os padrões de consumo de cerveja artesanal de acordo com o gênero dos consumidores, ou seja, entender se existem semelhanças ou diferenças nos padrões de consumo entre homens e mulheres, visto que a história e a cultura influenciam diretamente no comportamento de consumo. Para tal, foi aplicado um questionário de forma presencial à consumidores de cerveja artesanal da cidade do Rio de Janeiro, em bares especializados do produto. Foi observado um comportamento muito similar entre homens e mulheres com relação à padrões de consumo como ocasião, frequência, grupos de influência e preferências, porém os dois gêneros apresentaram também peculiaridades específicas para cada um, influenciadas principalmente pelos esteriótipos do que é ser masculino e do que é ser feminino na sociedade. Há de se destacar também uma grande percepção por parte dos consumidores de que o mercado cervejeiro é majoritariamente masculino, seja pela falta da presença de mulheres liderando empreendimentos ou consumindo o produto, seja pela observação do machismo e do preconceito dentro desse meio. |
id |
UFRJ_0f057107efec42c4e69acc67616c9b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12480 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Konte, Julia Maria do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990Afonso, Rita de Cassia Monteiro2020-06-09T20:23:38Z2023-11-30T03:04:02Z2019http://hdl.handle.net/11422/12480Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-10-04T14:07:38Z No. of bitstreams: 1 JMNKonte.pdf: 1605524 bytes, checksum: 86f92b00d0d8bf3124c1c9e726dd2af1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-06-09T20:23:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JMNKonte.pdf: 1605524 bytes, checksum: 86f92b00d0d8bf3124c1c9e726dd2af1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-09T20:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMNKonte.pdf: 1605524 bytes, checksum: 86f92b00d0d8bf3124c1c9e726dd2af1 (MD5) Previous issue date: 2019O setor das cervejas artesanais está em movimento de crescimento no Brasil, com o número de cervejarias independentes crescendo ano a ano e movimentando a economia do país de forma significativa. Com o crescimento do mercado, também há o crescimento da demanda por esse produto, com consumidores que estão buscando cada vez mais a melhor qualidade dos produtos e o diferencial de sabores que as cervejas artesanais entregam. Porém, de forma geral, o mercado cervejeiro é marcado por uma presença masculina muito forte, e isso ocorre por razões históricas de participação ativa na produção das cervejas e do próprio consumo deste produto. Diante desse cenário, o presente estudo buscou entender os padrões de consumo de cerveja artesanal de acordo com o gênero dos consumidores, ou seja, entender se existem semelhanças ou diferenças nos padrões de consumo entre homens e mulheres, visto que a história e a cultura influenciam diretamente no comportamento de consumo. Para tal, foi aplicado um questionário de forma presencial à consumidores de cerveja artesanal da cidade do Rio de Janeiro, em bares especializados do produto. Foi observado um comportamento muito similar entre homens e mulheres com relação à padrões de consumo como ocasião, frequência, grupos de influência e preferências, porém os dois gêneros apresentaram também peculiaridades específicas para cada um, influenciadas principalmente pelos esteriótipos do que é ser masculino e do que é ser feminino na sociedade. Há de se destacar também uma grande percepção por parte dos consumidores de que o mercado cervejeiro é majoritariamente masculino, seja pela falta da presença de mulheres liderando empreendimentos ou consumindo o produto, seja pela observação do machismo e do preconceito dentro desse meio.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCerveja artesanalPadrões de consumoComportamento do consumidorGênero e consumoCerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJMNKonte.pdfJMNKonte.pdfapplication/pdf1605524http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12480/1/JMNKonte.pdf86f92b00d0d8bf3124c1c9e726dd2af1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12480/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/124802023-11-30 00:04:02.008oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
title |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
spellingShingle |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres Konte, Julia Maria do Nascimento CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cerveja artesanal Padrões de consumo Comportamento do consumidor Gênero e consumo |
title_short |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
title_full |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
title_fullStr |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
title_full_unstemmed |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
title_sort |
Cerveja e gênero: as diferenças nos padrões de consumo de cerveja artesanal entre homens e mulheres |
author |
Konte, Julia Maria do Nascimento |
author_facet |
Konte, Julia Maria do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0953835537107990 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Konte, Julia Maria do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Afonso, Rita de Cassia Monteiro |
contributor_str_mv |
Afonso, Rita de Cassia Monteiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Cerveja artesanal Padrões de consumo Comportamento do consumidor Gênero e consumo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerveja artesanal Padrões de consumo Comportamento do consumidor Gênero e consumo |
description |
O setor das cervejas artesanais está em movimento de crescimento no Brasil, com o número de cervejarias independentes crescendo ano a ano e movimentando a economia do país de forma significativa. Com o crescimento do mercado, também há o crescimento da demanda por esse produto, com consumidores que estão buscando cada vez mais a melhor qualidade dos produtos e o diferencial de sabores que as cervejas artesanais entregam. Porém, de forma geral, o mercado cervejeiro é marcado por uma presença masculina muito forte, e isso ocorre por razões históricas de participação ativa na produção das cervejas e do próprio consumo deste produto. Diante desse cenário, o presente estudo buscou entender os padrões de consumo de cerveja artesanal de acordo com o gênero dos consumidores, ou seja, entender se existem semelhanças ou diferenças nos padrões de consumo entre homens e mulheres, visto que a história e a cultura influenciam diretamente no comportamento de consumo. Para tal, foi aplicado um questionário de forma presencial à consumidores de cerveja artesanal da cidade do Rio de Janeiro, em bares especializados do produto. Foi observado um comportamento muito similar entre homens e mulheres com relação à padrões de consumo como ocasião, frequência, grupos de influência e preferências, porém os dois gêneros apresentaram também peculiaridades específicas para cada um, influenciadas principalmente pelos esteriótipos do que é ser masculino e do que é ser feminino na sociedade. Há de se destacar também uma grande percepção por parte dos consumidores de que o mercado cervejeiro é majoritariamente masculino, seja pela falta da presença de mulheres liderando empreendimentos ou consumindo o produto, seja pela observação do machismo e do preconceito dentro desse meio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T20:23:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12480 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12480/1/JMNKonte.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12480/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86f92b00d0d8bf3124c1c9e726dd2af1 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097161687859200 |