O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/985 |
Resumo: | This study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society. |
id |
UFRJ_13f0df2538fc68fafa786d8b893cc9e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/985 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidadesTecnologia de informação e comunicaçãoMídias na educaçãoInformation technologyMedia educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society.Este estudo busca fazer uma reflexão acerca das possibilidades e limites das novas tecnologias nas escolas, concebidas como espaço social por onde circulam e interagem diferentes culturas, mas que ainda reproduz um ensino homogêneo através de um currículo que muitas vezes silencia as diversidades. Tendo por referencial teórico o pensamento dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze, foi possível indagar se de fato as escolas estão vivenciando uma experiência pautada na inovação ou se as novas tecnologias tratam-se de mais uma nova opção técnica da sociedade de controle.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto NUTES de Educação em Ciências e SaúdePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e SaúdeUFRJMendonça, Alexandre Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/9733423575641630Mendonça, Adriany Ferreira deNova, João Luiz Leocádio dahttp://lattes.cnpq.br/2112113078141846Guimarães, Solange da Silva2016-10-27T17:51:17Z2023-12-21T03:03:22Z2011-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/985Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
title |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
spellingShingle |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades Guimarães, Solange da Silva Tecnologia de informação e comunicação Mídias na educação Information technology Media education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
title_full |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
title_fullStr |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
title_sort |
O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades |
author |
Guimarães, Solange da Silva |
author_facet |
Guimarães, Solange da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Alexandre Ferreira de http://lattes.cnpq.br/9733423575641630 Mendonça, Adriany Ferreira de Nova, João Luiz Leocádio da http://lattes.cnpq.br/2112113078141846 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Solange da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia de informação e comunicação Mídias na educação Information technology Media education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Tecnologia de informação e comunicação Mídias na educação Information technology Media education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-06 2016-10-27T17:51:17Z 2023-12-21T03:03:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/985 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958539698176 |