O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Solange da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/985
Resumo: This study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society.
id UFRJ_13f0df2538fc68fafa786d8b893cc9e4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/985
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidadesTecnologia de informação e comunicaçãoMídias na educaçãoInformation technologyMedia educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society.Este estudo busca fazer uma reflexão acerca das possibilidades e limites das novas tecnologias nas escolas, concebidas como espaço social por onde circulam e interagem diferentes culturas, mas que ainda reproduz um ensino homogêneo através de um currículo que muitas vezes silencia as diversidades. Tendo por referencial teórico o pensamento dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze, foi possível indagar se de fato as escolas estão vivenciando uma experiência pautada na inovação ou se as novas tecnologias tratam-se de mais uma nova opção técnica da sociedade de controle.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto NUTES de Educação em Ciências e SaúdePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e SaúdeUFRJMendonça, Alexandre Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/9733423575641630Mendonça, Adriany Ferreira deNova, João Luiz Leocádio dahttp://lattes.cnpq.br/2112113078141846Guimarães, Solange da Silva2016-10-27T17:51:17Z2023-12-21T03:03:22Z2011-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/985Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
title O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
spellingShingle O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
Guimarães, Solange da Silva
Tecnologia de informação e comunicação
Mídias na educação
Information technology
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
title_full O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
title_fullStr O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
title_full_unstemmed O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
title_sort O uso das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula: limites e possibilidades
author Guimarães, Solange da Silva
author_facet Guimarães, Solange da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Alexandre Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/9733423575641630
Mendonça, Adriany Ferreira de
Nova, João Luiz Leocádio da
http://lattes.cnpq.br/2112113078141846
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Solange da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia de informação e comunicação
Mídias na educação
Information technology
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia de informação e comunicação
Mídias na educação
Information technology
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This study seeks to reflect on the possibilities and limits of new technologies in schools, designed as a social space where different cultures interact and move, but it still depicts a homogeneous education through a curriculum that often silences diversity. Having for the theoretical thinking of the philosophers Michel Foucault and Gilles Deleuze, we could ask whether in fact the schools are experiencing an experience based on innovation or new technologies to deal with yet another new technical option of controlling society.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-06
2016-10-27T17:51:17Z
2023-12-21T03:03:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/985
url http://hdl.handle.net/11422/985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958539698176