Plano de negócios para uma revenda de cervejas importadas e especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bieler, Guilherme Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4998
Resumo: Esta monografia teve o objetivo de analisar a viabilidade de um plano de negócios de uma revenda de cervejas importadas e especiais. O estabelecimento a ser criado levaria o nome fantasia de Bar Volta ao Mundo, o qual estaria localizado fisicamente na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, mais precisamente no que hoje é denominado Pólo Gastronômico da Tijuca. A escolha do negócio a ser estudado se deve ao fato de se tratar de um mercado ainda sub explorado no Brasil, em franco crescimento e com grande potencial de expansão e lucratividade. A escolha do local onde se estabilizará o comércio se deve ao fato de o potencial retratado anteriormente aumentar exponencialmente quando se trata de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, maiores consumidoras de cerveja no Brasil e com público com renda disponível para o consumo. Pela proximidade e facilidade de acesso, foi escolhida a última cidade. Em vários bairros de classe alta do Rio de Janeiro já se observa a presença de estabelecimentos especializados na revenda de cervejas importadas e especiais, como em Ipanema, Copacabana e Leblon, porém em alguns bairros de classe média emergente, como na Tijuca, esse tipo de estabelecimento ainda é muito difícil de ser encontrado, fazendo com que seja um nicho de grande possibilidade de lucro e sucesso comercial. O Pólo Gastronômico da Tijuca é assim denominado por concentrar dezenas de bares e restaurantes em cerca de três ruas, situadas na proximidade da Praça Varnhagen. Por esses bares movimentam-se diariamente cerca de vinte mil pessoas, podendo-se chegar a cerca de vinte e cinco mil quando se trata de fins de semana. Por esse motivo, foi o local escolhido para sediar o Bar Volta ao Mundo. O Plano de Negócios foi elaborado depois de dedicada e minuciosa análise do mercado de cervejas importadas e especiais, através de dados de importação retirados do site da Aduaneiras, dados mercadológicos retirados do site da Nielsen, entrevistas com consumidores desse tipo de bebida, além de dados conseguidos em sites especializados em economia de nichos de mercado na internet. Para trazer mais fidedignidade à pesquisa realizada com os consumidores, realizou-se também entrevistas com profissionais do ramo; pessoas que trabalham com fabricação, importação e revenda de cervejas importadas e especiais. Os dados demográficos que nortearam a definição do público alvo, como população da localidade, classe social, gênero e faixa etária, foram obtidos através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de circulação de pessoas pelo Pólo Gastronômico da Tijuca foram retirados de um estudo realizado pela Câmara de Cultura, em análise específica ao bairro da Tijuca. Esta monografia foi dividida em duas partes principais. A primeira delas foi dedicada a entender o mercado cervejeiro brasileiro, principalmente no que diz respeito ao consumo de cervejas importadas e especiais. Teve-se o cuidado da realização de um comparativo entre o consumo de cervejas de massa, presentes em grande escala no mercado, e as cervejas importadas e especiais. Além disso, foi realizado um mapeamento na cidade do Rio de Janeiro dos bares que hoje revendem esse tipo de bebida como atrativo principal, caracterizados como concorrência direta, além de um mapa detalhado das principais micro cervejarias espalhadas pelo Brasil. Desta maneira, foi realizado um levantamento dos maiores concorrentes e dos potenciais fornecedores dos produtos a serem vendidos no estabelecimento. Com base em tais informações, foi montado o Plano de Marketing, levando-se em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, traçando uma estratégia de ação de preço, público alvo, formas de promoção e previsão de vendas. Além disso, foram definidos os produtos principais que formarão o portfólio do estabelecimento, montando a carta de cervejas do bar. A partir desses detalhes e números, levantaram-se os custos e a projeção de receita, fazendo- se uma análise do demonstrativo de resultados, fluxo de caixa e outros índices que compõem os demonstrativos financeiros da empresa. Ao final deste Plano de Negócios chegou-se à conclusão que o investimento em uma revenda de cervejas importadas e especiais é viável e que o investimento deve ser feito, de acordo com os resultados mostrados nas Análises de Sensibilidade, no capítulo 8.
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O estabelecimento a ser criado levaria o nome fantasia de Bar Volta ao Mundo, o qual estaria localizado fisicamente na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, mais precisamente no que hoje é denominado Pólo Gastronômico da Tijuca. A escolha do negócio a ser estudado se deve ao fato de se tratar de um mercado ainda sub explorado no Brasil, em franco crescimento e com grande potencial de expansão e lucratividade. A escolha do local onde se estabilizará o comércio se deve ao fato de o potencial retratado anteriormente aumentar exponencialmente quando se trata de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, maiores consumidoras de cerveja no Brasil e com público com renda disponível para o consumo. Pela proximidade e facilidade de acesso, foi escolhida a última cidade. Em vários bairros de classe alta do Rio de Janeiro já se observa a presença de estabelecimentos especializados na revenda de cervejas importadas e especiais, como em Ipanema, Copacabana e Leblon, porém em alguns bairros de classe média emergente, como na Tijuca, esse tipo de estabelecimento ainda é muito difícil de ser encontrado, fazendo com que seja um nicho de grande possibilidade de lucro e sucesso comercial. O Pólo Gastronômico da Tijuca é assim denominado por concentrar dezenas de bares e restaurantes em cerca de três ruas, situadas na proximidade da Praça Varnhagen. Por esses bares movimentam-se diariamente cerca de vinte mil pessoas, podendo-se chegar a cerca de vinte e cinco mil quando se trata de fins de semana. Por esse motivo, foi o local escolhido para sediar o Bar Volta ao Mundo. O Plano de Negócios foi elaborado depois de dedicada e minuciosa análise do mercado de cervejas importadas e especiais, através de dados de importação retirados do site da Aduaneiras, dados mercadológicos retirados do site da Nielsen, entrevistas com consumidores desse tipo de bebida, além de dados conseguidos em sites especializados em economia de nichos de mercado na internet. Para trazer mais fidedignidade à pesquisa realizada com os consumidores, realizou-se também entrevistas com profissionais do ramo; pessoas que trabalham com fabricação, importação e revenda de cervejas importadas e especiais. Os dados demográficos que nortearam a definição do público alvo, como população da localidade, classe social, gênero e faixa etária, foram obtidos através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de circulação de pessoas pelo Pólo Gastronômico da Tijuca foram retirados de um estudo realizado pela Câmara de Cultura, em análise específica ao bairro da Tijuca. Esta monografia foi dividida em duas partes principais. A primeira delas foi dedicada a entender o mercado cervejeiro brasileiro, principalmente no que diz respeito ao consumo de cervejas importadas e especiais. Teve-se o cuidado da realização de um comparativo entre o consumo de cervejas de massa, presentes em grande escala no mercado, e as cervejas importadas e especiais. Além disso, foi realizado um mapeamento na cidade do Rio de Janeiro dos bares que hoje revendem esse tipo de bebida como atrativo principal, caracterizados como concorrência direta, além de um mapa detalhado das principais micro cervejarias espalhadas pelo Brasil. Desta maneira, foi realizado um levantamento dos maiores concorrentes e dos potenciais fornecedores dos produtos a serem vendidos no estabelecimento. Com base em tais informações, foi montado o Plano de Marketing, levando-se em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, traçando uma estratégia de ação de preço, público alvo, formas de promoção e previsão de vendas. Além disso, foram definidos os produtos principais que formarão o portfólio do estabelecimento, montando a carta de cervejas do bar. A partir desses detalhes e números, levantaram-se os custos e a projeção de receita, fazendo- se uma análise do demonstrativo de resultados, fluxo de caixa e outros índices que compõem os demonstrativos financeiros da empresa. Ao final deste Plano de Negócios chegou-se à conclusão que o investimento em uma revenda de cervejas importadas e especiais é viável e que o investimento deve ser feito, de acordo com os resultados mostrados nas Análises de Sensibilidade, no capítulo 8.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPlano de negóciosMercado de cervejasPlano de marketingAnálises de sensibilidadePlano de negócios para uma revenda de cervejas importadas e especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGRBieler.pdfGRBieler.pdfapplication/pdf457365http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4998/1/GRBieler.pdf42d4dac6479c53b0ce8ac3b5fa6db806MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4998/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/49982023-11-30 00:02:29.0oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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