Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Gabriel Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11845
Resumo: A presente pesquisa aborda o comportamento de compra e consumo dos usuários da plataforma digital ​Steam a fim de analisar os fatores que tornaram a plataforma um grande canal de comunicação que consegue atrair e manter seus consumidores. Para isso, no referencial teórico foram abordados temas relacionados com jogos eletrônicos, plataformas de jogos online, fatores de desempenho de lojas virtuais e comportamento de compra. A metodologia utilizada consiste na pesquisa documental que auxilia na fundamentação da pesquisa. A técnica de coleta de dados foi pela aplicação de um questionário em um grupo do Facebook​ com usuários brasileiros da ​Steam. Conclui-se que o nível de satisfação com a loja virtual ​Steam​ em geral é alto e que os principais motivos para uso da plataforma são a praticidade e as promoções
id UFRJ_17e13ea519b91c02eb40e445a8e013ff
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11845
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumoComportamento de consumoJogos eletrônicosPlataforma digitalSteamComportamento do consumidorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA presente pesquisa aborda o comportamento de compra e consumo dos usuários da plataforma digital ​Steam a fim de analisar os fatores que tornaram a plataforma um grande canal de comunicação que consegue atrair e manter seus consumidores. Para isso, no referencial teórico foram abordados temas relacionados com jogos eletrônicos, plataformas de jogos online, fatores de desempenho de lojas virtuais e comportamento de compra. A metodologia utilizada consiste na pesquisa documental que auxilia na fundamentação da pesquisa. A técnica de coleta de dados foi pela aplicação de um questionário em um grupo do Facebook​ com usuários brasileiros da ​Steam. Conclui-se que o nível de satisfação com a loja virtual ​Steam​ em geral é alto e que os principais motivos para uso da plataforma são a praticidade e as promoçõesUniversidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFreitas, Danilo Pestana dehttp://lattes.cnpq.br/4252703972159866Dantas, Regina Maria Macedo Costahttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990Costa, Robson Santoshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322Coelho, Gabriel Souza2020-04-17T22:31:20Z2023-12-21T03:07:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11845Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
title Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
spellingShingle Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
Coelho, Gabriel Souza
Comportamento de consumo
Jogos eletrônicos
Plataforma digital
Steam
Comportamento do consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
title_full Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
title_fullStr Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
title_full_unstemmed Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
title_sort Aquisição de jogos na plataforma digital Steam: comportamento de compra e consumo
author Coelho, Gabriel Souza
author_facet Coelho, Gabriel Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Danilo Pestana de
http://lattes.cnpq.br/4252703972159866
Dantas, Regina Maria Macedo Costa
http://lattes.cnpq.br/5373756688550990
Costa, Robson Santos
http://lattes.cnpq.br/7583404045542322
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Gabriel Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de consumo
Jogos eletrônicos
Plataforma digital
Steam
Comportamento do consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Comportamento de consumo
Jogos eletrônicos
Plataforma digital
Steam
Comportamento do consumidor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description A presente pesquisa aborda o comportamento de compra e consumo dos usuários da plataforma digital ​Steam a fim de analisar os fatores que tornaram a plataforma um grande canal de comunicação que consegue atrair e manter seus consumidores. Para isso, no referencial teórico foram abordados temas relacionados com jogos eletrônicos, plataformas de jogos online, fatores de desempenho de lojas virtuais e comportamento de compra. A metodologia utilizada consiste na pesquisa documental que auxilia na fundamentação da pesquisa. A técnica de coleta de dados foi pela aplicação de um questionário em um grupo do Facebook​ com usuários brasileiros da ​Steam. Conclui-se que o nível de satisfação com a loja virtual ​Steam​ em geral é alto e que os principais motivos para uso da plataforma são a praticidade e as promoções
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-17T22:31:20Z
2023-12-21T03:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11845
url http://hdl.handle.net/11422/11845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989361541120