Análise do comportamento de consumo do natalense nas plataformas digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41527 |
Resumo: | A internet tem sido responsável por revolucionar os processos de compra e venda através do mercado digital, influenciando, assim, o comportamento do seu consumidor. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento de consumo do natalense nas plataformas digitais. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. A amostragem utilizada foi a não-probabilística por conveniência. A coleta de dados ocorreu através de um questionário aplicado com uma amostra de 177 entrevistados. Os métodos estatísticos utilizados foi a estatística descritiva e o teste de associação Qui-quadrado Através do cruzamento das variáveis de interesse verificou-se que as mulheres preferem as lojas físicas como meio de compras, enquanto os homens tendem a comprar através de sites. Outra associação encontrada foi entre a frequência de compras e a renda e escolaridade dos entrevistados. Quanto maior a renda e a escolaridade, maior a frequência de compras. |
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Rocha, Jessika Tatyane Damasceno VilelaPignataro, ThelmaOrsini, Anna Carollina RodriguesSilva Filho, Alexandre Magno daPignataro, Thelma2021-10-01T19:41:52Z2021-10-01T19:41:52Z2021-09-06ROCHA, Jessika Tatyane Damasceno Vilela. Análise do comportamento de consumo do natalense nas plataformas digitais. 2021. 58f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41527A internet tem sido responsável por revolucionar os processos de compra e venda através do mercado digital, influenciando, assim, o comportamento do seu consumidor. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento de consumo do natalense nas plataformas digitais. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. A amostragem utilizada foi a não-probabilística por conveniência. A coleta de dados ocorreu através de um questionário aplicado com uma amostra de 177 entrevistados. Os métodos estatísticos utilizados foi a estatística descritiva e o teste de associação Qui-quadrado Através do cruzamento das variáveis de interesse verificou-se que as mulheres preferem as lojas físicas como meio de compras, enquanto os homens tendem a comprar através de sites. Outra associação encontrada foi entre a frequência de compras e a renda e escolaridade dos entrevistados. Quanto maior a renda e a escolaridade, maior a frequência de compras.Internet has been responsible for revolutionizing buying and selling processes through e-commerce, thus influencing its costumer’s behavior. In this context, this work was to analyze Natal’s costumers consumption behavior on digital platforms. As for the methodology, it is an exploratory and descriptive research with a quantitative approach. The sampling used was non-probabilistic for convenience. Data collection took place through a survey applied to of 177 respondents sample. The statistical methods used were descriptive statistics and the chi-square association test. By crossing the variables of interest, it was found that women prefer physical stores as a means of purchase, while men tend to shop from websites. Another association found was between the frequency of purchases, income and education of respondents. The higher the income and education, the greater the frequency of purchases.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlataformas digitaisE-commerceComportamento de consumoComportamento do consumidor onlineDigital platformsE-commerceConsumption behaviorOnline consumer behaviorAnálise do comportamento de consumo do natalense nas plataformas digitaisAnalysis of Natal's costumers consumption behavior on digital platformsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseComportamentoConsumoNatalanse_Rocha_2021.pdfAnaliseComportamentoConsumoNatalanse_Rocha_2021.pdfapplication/pdf756180https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41527/1/AnaliseComportamentoConsumoNatalanse_Rocha_2021.pdf34c319a115cf8e5228949ef160e75332MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41527/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41527/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/415272021-10-05 22:23:48.708oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-06T01:23:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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