A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/864 |
Resumo: | Analisa a campanha de Dia dos Namorados de 2015 do O Boticário que, junto a dois casais heterossexuais, apresenta também um casal gay e um casal lésbico. A partir de uma análise histórico-sociológica da construção das homossexualidades na história brasileira, buscamos entender a repercussão tomada pela campanha, baseando-nos em conceitos como heteronormatividade, homofobia e heterossexualidade compulsória. Para realizar essa pesquisa, coletamos comentários e publicações nas principais redes sociais (Facebook, YouTube e Twitter, por exemplo) e também nos principais veículos de comunicação online a fim de analisar o discurso da propaganda, levando em consideração a complexidade e heterogeneidade da cultura urbana da atualidade em que convivem diferentes visões de mundo e valores. |
id |
UFRJ_199cefe55b01509f37154046169dd208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/864 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz, Rodrigo sant'ana dahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Cardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Strozenberg, Ilana2016-10-10T19:59:59Z2023-11-30T03:00:24Z2016-03-08LUZ, Rodrigo Sant’Ana da. A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/864Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-28T19:04:18Z No. of bitstreams: 1 RLUZ.pdf: 5524076 bytes, checksum: 1e513d0893504f68647baa793854da04 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T19:59:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RLUZ.pdf: 5524076 bytes, checksum: 1e513d0893504f68647baa793854da04 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08Analisa a campanha de Dia dos Namorados de 2015 do O Boticário que, junto a dois casais heterossexuais, apresenta também um casal gay e um casal lésbico. A partir de uma análise histórico-sociológica da construção das homossexualidades na história brasileira, buscamos entender a repercussão tomada pela campanha, baseando-nos em conceitos como heteronormatividade, homofobia e heterossexualidade compulsória. Para realizar essa pesquisa, coletamos comentários e publicações nas principais redes sociais (Facebook, YouTube e Twitter, por exemplo) e também nos principais veículos de comunicação online a fim de analisar o discurso da propaganda, levando em consideração a complexidade e heterogeneidade da cultura urbana da atualidade em que convivem diferentes visões de mundo e valores.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAHomossexualidadeHeteronormatividadeHomofobiaDiscurso publicitárioA diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRSLuz.pdfRSLuz.pdfapplication/pdf949607http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/3/RSLuz.pdfee96243f5318d97e2089a68cfa4b71c2MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTRSLuz.pdf.txtRSLuz.pdf.txtExtracted texttext/plain207203http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/4/RSLuz.pdf.txtf627c4c62145d13ae1a74b5706527bd5MD5411422/8642023-11-30 00:00:24.684oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
title |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
spellingShingle |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário Luz, Rodrigo sant'ana da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Homossexualidade Heteronormatividade Homofobia Discurso publicitário |
title_short |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
title_full |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
title_fullStr |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
title_full_unstemmed |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
title_sort |
A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário |
author |
Luz, Rodrigo sant'ana da |
author_facet |
Luz, Rodrigo sant'ana da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Rodrigo sant'ana da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
contributor_str_mv |
Cardoso, Monica Machado Burrowes, Patricia Cecilia Strozenberg, Ilana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Homossexualidade Heteronormatividade Homofobia Discurso publicitário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homossexualidade Heteronormatividade Homofobia Discurso publicitário |
description |
Analisa a campanha de Dia dos Namorados de 2015 do O Boticário que, junto a dois casais heterossexuais, apresenta também um casal gay e um casal lésbico. A partir de uma análise histórico-sociológica da construção das homossexualidades na história brasileira, buscamos entender a repercussão tomada pela campanha, baseando-nos em conceitos como heteronormatividade, homofobia e heterossexualidade compulsória. Para realizar essa pesquisa, coletamos comentários e publicações nas principais redes sociais (Facebook, YouTube e Twitter, por exemplo) e também nos principais veículos de comunicação online a fim de analisar o discurso da propaganda, levando em consideração a complexidade e heterogeneidade da cultura urbana da atualidade em que convivem diferentes visões de mundo e valores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-10T19:59:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUZ, Rodrigo Sant’Ana da. A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/864 |
identifier_str_mv |
LUZ, Rodrigo Sant’Ana da. A diversidade de casais do O Boticário vs a heteronormatividade no discurso publicitário. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/3/RSLuz.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/864/4/RSLuz.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee96243f5318d97e2089a68cfa4b71c2 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f627c4c62145d13ae1a74b5706527bd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097069268467712 |