A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, José Márcio Batista
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/589
Resumo: Pretende-se observar de que forma o “comportamento cidadão” é abordado pelo discurso publicitário, através da análise da oposição entre coletivismo e individualismo no âmbito do consumo. Verifica-se a questão da cidadania relacionada ao consumo, e quais nuances eles assumem juntos. Traça-se um perfil da propaganda no âmbito das organizações não governamentais. Escolhe-se o recorte da entrada das sua mercado publicitário brasileiro, e, como estudo de caso, a propaganda veiculada pela Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida nesse período de 1993 a 1997.
id UFRJ_fb08f70da2dba231a54c97e9f105f7b6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/589
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rangel, José Márcio Batistahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Junqueira, Maria HelenaKuperman, Priscila de Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/2372370088546263Strozenberg, Ilana2016-06-28T17:47:47Z2023-11-30T03:03:03Z2004-11-24RANGEL, José Márcio Batista. A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida. 2004. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.http://hdl.handle.net/11422/589Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-20T13:47:24Z No. of bitstreams: 1 JRANGEL.pdf: 825992 bytes, checksum: 246e56b03af18c76c628d1c767f25aac (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-28T17:47:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRANGEL.pdf: 825992 bytes, checksum: 246e56b03af18c76c628d1c767f25aac (MD5) Previous issue date: 2004-11-24Pretende-se observar de que forma o “comportamento cidadão” é abordado pelo discurso publicitário, através da análise da oposição entre coletivismo e individualismo no âmbito do consumo. Verifica-se a questão da cidadania relacionada ao consumo, e quais nuances eles assumem juntos. Traça-se um perfil da propaganda no âmbito das organizações não governamentais. Escolhe-se o recorte da entrada das sua mercado publicitário brasileiro, e, como estudo de caso, a propaganda veiculada pela Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida nesse período de 1993 a 1997.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComportamento cidadãoDiscurso publicitárioConsumoMercado publicitário brasileiroA cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJRANGEL.pdfJRANGEL.pdfapplication/pdf825992http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/1/JRANGEL.pdf246e56b03af18c76c628d1c767f25aacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTJRANGEL.pdf.txtJRANGEL.pdf.txtExtracted texttext/plain76726http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/3/JRANGEL.pdf.txt38864b9ca2e57734318312cf6469916eMD5311422/5892023-11-30 00:03:03.42oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
title A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
spellingShingle A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
Rangel, José Márcio Batista
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comportamento cidadão
Discurso publicitário
Consumo
Mercado publicitário brasileiro
title_short A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
title_full A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
title_fullStr A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
title_full_unstemmed A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
title_sort A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida
author Rangel, José Márcio Batista
author_facet Rangel, José Márcio Batista
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, José Márcio Batista
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kuperman, Priscila de Siqueira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2372370088546263
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strozenberg, Ilana
contributor_str_mv Junqueira, Maria Helena
Kuperman, Priscila de Siqueira
Strozenberg, Ilana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comportamento cidadão
Discurso publicitário
Consumo
Mercado publicitário brasileiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento cidadão
Discurso publicitário
Consumo
Mercado publicitário brasileiro
description Pretende-se observar de que forma o “comportamento cidadão” é abordado pelo discurso publicitário, através da análise da oposição entre coletivismo e individualismo no âmbito do consumo. Verifica-se a questão da cidadania relacionada ao consumo, e quais nuances eles assumem juntos. Traça-se um perfil da propaganda no âmbito das organizações não governamentais. Escolhe-se o recorte da entrada das sua mercado publicitário brasileiro, e, como estudo de caso, a propaganda veiculada pela Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida nesse período de 1993 a 1997.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-28T17:47:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, José Márcio Batista. A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida. 2004. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/589
identifier_str_mv RANGEL, José Márcio Batista. A cidadania como objeto do discurso publicitário: o caso da ação da cidadania contra a miséria e pela vida. 2004. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
url http://hdl.handle.net/11422/589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/1/JRANGEL.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/589/3/JRANGEL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 246e56b03af18c76c628d1c767f25aac
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
38864b9ca2e57734318312cf6469916e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097064251031552