Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumphreys, Lucas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1313
Resumo: Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.
id UFRJ_1da4dc88f9f5a2e4ddafa9757647367a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1313
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no BrasilRedes sociaisIdeologiaFacebookFiltro de informaçãoInformação seletivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnalisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Ortiz, Anderson de Almeida Canohttp://lattes.cnpq.br/3338372078427869Dumphreys, Lucas2017-01-25T15:11:38Z2023-12-21T03:02:30Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
title Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
spellingShingle Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
Dumphreys, Lucas
Redes sociais
Ideologia
Facebook
Filtro de informação
Informação seletiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
title_full Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
title_fullStr Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
title_full_unstemmed Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
title_sort Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
author Dumphreys, Lucas
author_facet Dumphreys, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santini, Rose Marie
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489
Almeida, Alda Rosana Duarte de
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
Ortiz, Anderson de Almeida Cano
http://lattes.cnpq.br/3338372078427869
dc.contributor.author.fl_str_mv Dumphreys, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Ideologia
Facebook
Filtro de informação
Informação seletiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Redes sociais
Ideologia
Facebook
Filtro de informação
Informação seletiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
2017-01-25T15:11:38Z
2023-12-21T03:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/1313
identifier_str_mv DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956173062144