Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1313 |
Resumo: | Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações. |
id |
UFRJ_1da4dc88f9f5a2e4ddafa9757647367a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1313 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no BrasilRedes sociaisIdeologiaFacebookFiltro de informaçãoInformação seletivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnalisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Ortiz, Anderson de Almeida Canohttp://lattes.cnpq.br/3338372078427869Dumphreys, Lucas2017-01-25T15:11:38Z2023-12-21T03:02:30Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
title |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
spellingShingle |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil Dumphreys, Lucas Redes sociais Ideologia Filtro de informação Informação seletiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
title_full |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
title_fullStr |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
title_full_unstemmed |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
title_sort |
Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e a polarização da opinião política no Brasil |
author |
Dumphreys, Lucas |
author_facet |
Dumphreys, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santini, Rose Marie http://lattes.cnpq.br/8757803805826489 Almeida, Alda Rosana Duarte de http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 Ortiz, Anderson de Almeida Cano http://lattes.cnpq.br/3338372078427869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dumphreys, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Ideologia Filtro de informação Informação seletiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Redes sociais Ideologia Filtro de informação Informação seletiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Analisa e discuti os efeitos dos filtros personalizados do Facebook e como os algoritmos desta rede social podem direcionar a opinião política dos seus usuários. Para isso, busca-se compreender o conceito de redes sociais através de autores como Paul Adams e Miller McPherson entre outros, para traçar um breve panorama histórico a respeito das redes sociais online. Em seguida, discute-se o desenvolvimento dos filtros personalizados na internet ao longo do tempo, a partir da tese de Eli Pariser, e seu possível impacto na exposição de informações políticas homogêneas ou heterogêneas nas redes sociais online. Por fim aplicou-se um questionário com alunos da Escola de Comunicação da UFRJ a fim de observar empiricamente os conceitos abordados durante o trabalho. Os resultados apontam para duas tendências que se reforçam mutuamente: que as escolhas pessoais tendem a influenciar o funcionamento dos filtros das plataformas na Internet e ao mesmo tempo, que os filtros tendem a reforçar as escolhas e opiniões prévias, o que configura um potencial das redes sociais online de suprimir a heterogeneidade de informações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 2017-01-25T15:11:38Z 2023-12-21T03:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/1313 |
identifier_str_mv |
DUMPHREYS, Lucas J L. Facebook e seus filtros ideológicos: redes sociais e apolarização da opinião política no Brasil. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455956173062144 |