Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21231 |
Resumo: | A expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos. |
id |
UFRJ_1e3f5b8e478eaf7fceca9620eb477a45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21231 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesaLíngua inglesaEstudo e ensinoMétodos de ensinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJKluge, Denise Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687http://lattes.cnpq.br/4362702733742183Barreto, Larissa Dias de Andrade2023-07-30T14:01:46Z2023-12-21T03:04:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/21231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-19T23:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21231Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-19T23:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
title |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
spellingShingle |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa Barreto, Larissa Dias de Andrade Língua inglesa Estudo e ensino Métodos de ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
title_full |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
title_fullStr |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
title_sort |
Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa |
author |
Barreto, Larissa Dias de Andrade |
author_facet |
Barreto, Larissa Dias de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kluge, Denise Cristina http://lattes.cnpq.br/2854983549253687 http://lattes.cnpq.br/4362702733742183 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Larissa Dias de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Estudo e ensino Métodos de ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Língua inglesa Estudo e ensino Métodos de ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-30T14:01:46Z 2023-12-21T03:04:16Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/21231 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456050005934080 |