Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Larissa Dias de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21231
Resumo: A expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos.
id UFRJ_1e3f5b8e478eaf7fceca9620eb477a45
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21231
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesaLíngua inglesaEstudo e ensinoMétodos de ensinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJKluge, Denise Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687http://lattes.cnpq.br/4362702733742183Barreto, Larissa Dias de Andrade2023-07-30T14:01:46Z2023-12-21T03:04:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/21231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-19T23:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21231Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-19T23:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
title Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
spellingShingle Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
Barreto, Larissa Dias de Andrade
Língua inglesa
Estudo e ensino
Métodos de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
title_full Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
title_fullStr Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
title_full_unstemmed Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
title_sort Reflexões sobre o uso do pós-método em aulas particulares online de língua inglesa
author Barreto, Larissa Dias de Andrade
author_facet Barreto, Larissa Dias de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina
http://lattes.cnpq.br/2854983549253687
http://lattes.cnpq.br/4362702733742183
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Larissa Dias de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Estudo e ensino
Métodos de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Língua inglesa
Estudo e ensino
Métodos de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A expansão do ensino de inglês no Brasil é notória e crescente desde 1930. No entanto, a taxa de falantes proficientes na língua inglesa ainda é baixa considerando a quantidade de escolas e aulas particulares de inglês que surgiram nas últimas décadas. Tendo este cenário em vista, o presente trabalho tem como objetivo pensar em possíveis caminhos do ensino de inglês no Brasil através da análise e discussão de métodos de ensino que surgiram ao longo dos anos, com foco no uso da pedagogia do pós-método em aulas particulares online. As reflexões apresentadas neste trabalho são feitas a partir de trabalhos de teóricos na área e da prática da autora deste trabalho como professora. Propõe-se assim, uma análise dos métodos de ensino que surgiram na Europa, desde o século XVIII e logo depois o uso desses métodos no Brasil. Após a apresentação e análise do pós-método, um material didático alinhado ao uso da pedagogia do pós-método, para uma aula particular online, desenvolvido pela autora, é analisado. Sob essa ótica, conclui-se que não há método ideal para o ensino de línguas, mas que o uso do pós-método em aulas particulares online pode ser uma opção para aulas mais flexíveis e voltadas para as necessidades dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-30T14:01:46Z
2023-12-21T03:04:16Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21231
url http://hdl.handle.net/11422/21231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456050005934080