A construção de celebridades na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1740 |
Resumo: | Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado. |
id |
UFRJ_1fec4fde7f59935e99c14837c43fb3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1740 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de celebridades na era digitalIdentidade socialCelebridadesSociedade da informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Pires, Paulo RobertoJunqueira, Maria HelenaRibeiro, Camila von Seckendorf Coelho2017-04-10T19:59:21Z2023-12-21T03:00:39Z2007-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de celebridades na era digital |
title |
A construção de celebridades na era digital |
spellingShingle |
A construção de celebridades na era digital Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho Identidade social Celebridades Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A construção de celebridades na era digital |
title_full |
A construção de celebridades na era digital |
title_fullStr |
A construção de celebridades na era digital |
title_full_unstemmed |
A construção de celebridades na era digital |
title_sort |
A construção de celebridades na era digital |
author |
Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho |
author_facet |
Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Herschmann, Micael Maiolino http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 Pires, Paulo Roberto Junqueira, Maria Helena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade social Celebridades Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Identidade social Celebridades Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-04 2017-04-10T19:59:21Z 2023-12-21T03:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/1740 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455957555085312 |