A construção de celebridades na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1740
Resumo: Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.
id UFRJ_1fec4fde7f59935e99c14837c43fb3a2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1740
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A construção de celebridades na era digitalIdentidade socialCelebridadesSociedade da informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Pires, Paulo RobertoJunqueira, Maria HelenaRibeiro, Camila von Seckendorf Coelho2017-04-10T19:59:21Z2023-12-21T03:00:39Z2007-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de celebridades na era digital
title A construção de celebridades na era digital
spellingShingle A construção de celebridades na era digital
Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A construção de celebridades na era digital
title_full A construção de celebridades na era digital
title_fullStr A construção de celebridades na era digital
title_full_unstemmed A construção de celebridades na era digital
title_sort A construção de celebridades na era digital
author Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
author_facet Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
Pires, Paulo Roberto
Junqueira, Maria Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila von Seckendorf Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Identidade social
Celebridades
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Analisa em que medida a Internet vem atuando de forma destacada na construção de celebridades, função anteriormente executada majoritariamente pela televisão e pelo cinema. Para isso, realiza-se um breve histórico da sociedade do espetáculo, analisando as origens da "cultura das celebridades" como a conhecemos hoje e o fortalecimento do star system no século XX. Ao mesmo tempo, repensa-se neste trabalho a importância que novas tecnologias interativas e, especialmente, de alguns sites - como, por exemplo,YouTube e o brasileiro KibeLoco – possuem na construção de celebridades digitais hoje. Tomou-se como estudo de caso a trajetória da atriz Maria Alice Vergueiro, que se converteu em uma figura de projeção nacional após estrelar um vídeo de grande sucesso na rede (esta atriz é considerada uma das primeiras celebridades a surgir na Internet no Brasil). A análise apresentada nesta monografia teve como base a literatura especializada na temática, matérias jornalísticas levantadas nos últimos anos nos principais jornais do país e entrevistas com atores sociais importantes e relacionados ao estudo de caso analisado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
2017-04-10T19:59:21Z
2023-12-21T03:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/1740
identifier_str_mv RIBEIRO, Camila von Seckendorff Coelho. A construção de celebridades na era digital. 2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455957555085312