A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Beatriz Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1325
Resumo: Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
id UFRJ_20c40e39380f78d97f595e55231eaa18
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1325
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mesquita, Beatriz Alveshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122Herschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605Amaral, Marcio Tavares de2017-01-30T17:58:11Z2023-11-30T03:01:51Z2016-07-25MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1325Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-06T14:52:04Z No. of bitstreams: 1 BMESQUITA.pdf: 674095 bytes, checksum: c2363a6b8213debda0d251a936324154 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-30T17:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BMESQUITA.pdf: 674095 bytes, checksum: c2363a6b8213debda0d251a936324154 (MD5) Previous issue date: 2016-07-25Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingEntretenimentoMúsicaA autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Mikuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBMESQUITA.pdfBMESQUITA.pdfapplication/pdf674095http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/1/BMESQUITA.pdfc2363a6b8213debda0d251a936324154MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTBMESQUITA.pdf.txtBMESQUITA.pdf.txtExtracted texttext/plain125272http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/3/BMESQUITA.pdf.txta5e66e585d4d6d719b9c990041f265b4MD5311422/13252023-11-30 00:01:51.701oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
spellingShingle A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
Mesquita, Beatriz Alves
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Entretenimento
Música
title_short A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_full A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_fullStr A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_full_unstemmed A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_sort A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
author Mesquita, Beatriz Alves
author_facet Mesquita, Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Beatriz Alves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1758813567228605
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares de
contributor_str_mv Herschmann, Micael Maiolino
Sacramento, Igor Pinto
Amaral, Marcio Tavares de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Entretenimento
Música
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Entretenimento
Música
description Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-30T17:58:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1325
identifier_str_mv MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/1325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/1/BMESQUITA.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1325/3/BMESQUITA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2363a6b8213debda0d251a936324154
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
a5e66e585d4d6d719b9c990041f265b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097070591770624