A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Beatriz Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1325
Resumo: Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
id UFRJ_20c40e39380f78d97f595e55231eaa18
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1325
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune MikuMarketingEntretenimentoMúsicaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAExplora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAmaral, Marcio Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122Herschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605Mesquita, Beatriz Alves2017-01-30T17:58:11Z2023-12-21T03:02:31Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1325Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
spellingShingle A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
Mesquita, Beatriz Alves
Marketing
Entretenimento
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_full A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_fullStr A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_full_unstemmed A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
title_sort A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku
author Mesquita, Beatriz Alves
author_facet Mesquita, Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares de
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Herschmann, Micael Maiolino
http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
Sacramento, Igor Pinto
http://lattes.cnpq.br/1758813567228605
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Beatriz Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Entretenimento
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Marketing
Entretenimento
Música
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Explora e problematiza o conceito de autenticidade no contexto da música pop contemporânea. Para isso, examinamos o caso de Hatsune Miku, um banco de voz criado para o sintetizador de canto Vocaloid. A popularidade deste software e a maneira como seus fãs se relacionam com a imagem de sua mascote - uma personificação do software com o mesmo nome - o fez transcender as telas dos computares para estrelar em shows ao vivo na forma de holograma. A intenção deste trabalho é examinar o caso desta personagem e fazer uma comparação entre ela e cantores reais no que se diz ao modo como eles desempenham o papel de cantor em um mercado de entretenimento voltado para um público de massa. A partir desta comparação buscaremos fazer uma analise teórica das maneiras como os significados tradicionais de autenticidade podem ser usados no contexto da música pop contemporânea e questionar se eles podem ser aplicados a um ícone virtual como Hatsune Miku.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
2017-01-30T17:58:11Z
2023-12-21T03:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/1325
identifier_str_mv MESQUITA, Beatriz Alves. A autencicidade na música pop contemporânea: estudo do caso de Hatsune Miku. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/1325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956205568000