A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo Leandro Gomes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19485
Resumo: A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil.
id UFRJ_218a82b8a0b5fc4bb25a8221e29e883e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19485
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuaisEmpreendedoresMicro e pequenas empresasMarketing digitalRedes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSantos, Luan doshttp://lattes.cnpq.br/9635658318926418Santos, Danilo Leandro Gomes dos2023-01-12T15:32:31Z2023-12-21T03:09:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
title A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
spellingShingle A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
Santos, Danilo Leandro Gomes dos
Empreendedores
Micro e pequenas empresas
Marketing digital
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
title_full A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
title_fullStr A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
title_full_unstemmed A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
title_sort A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
author Santos, Danilo Leandro Gomes dos
author_facet Santos, Danilo Leandro Gomes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Luan dos
http://lattes.cnpq.br/9635658318926418
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danilo Leandro Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedores
Micro e pequenas empresas
Marketing digital
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Empreendedores
Micro e pequenas empresas
Marketing digital
Redes sociais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-12T15:32:31Z
2023-12-21T03:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19485
identifier_str_mv SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456032679264256