A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19485 |
Resumo: | A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil. |
id |
UFRJ_218a82b8a0b5fc4bb25a8221e29e883e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19485 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuaisEmpreendedoresMicro e pequenas empresasMarketing digitalRedes sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSantos, Luan doshttp://lattes.cnpq.br/9635658318926418Santos, Danilo Leandro Gomes dos2023-01-12T15:32:31Z2023-12-21T03:09:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
spellingShingle |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais Santos, Danilo Leandro Gomes dos Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_full |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_fullStr |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_full_unstemmed |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_sort |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
author |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
author_facet |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Luan dos http://lattes.cnpq.br/9635658318926418 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-01-12T15:32:31Z 2023-12-21T03:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19485 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456032679264256 |