A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19485 |
Resumo: | A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil. |
id |
UFRJ_218a82b8a0b5fc4bb25a8221e29e883e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19485 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Danilo Leandro Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/9635658318926418Santos, Luan dos2023-01-12T15:32:31Z2023-11-30T03:05:25Z2022SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19485Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-07-01T15:45:20Z No. of bitstreams: 1 DLGSantos.pdf: 496826 bytes, checksum: 7abba7f45ba75daf611c6be60530111d (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2023-01-12T15:32:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DLGSantos.pdf: 496826 bytes, checksum: 7abba7f45ba75daf611c6be60530111d (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-12T15:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLGSantos.pdf: 496826 bytes, checksum: 7abba7f45ba75daf611c6be60530111d (MD5) Previous issue date: 2022A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmpreendedoresMicro e pequenas empresasMarketing digitalRedes sociaisA utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19485/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALDLGSantos.pdfDLGSantos.pdfapplication/pdf496826http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19485/1/DLGSantos.pdf7abba7f45ba75daf611c6be60530111dMD5111422/194852023-11-30 00:05:25.142oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
spellingShingle |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais Santos, Danilo Leandro Gomes dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais |
title_short |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_full |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_fullStr |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_full_unstemmed |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
title_sort |
A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais |
author |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
author_facet |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9635658318926418 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Danilo Leandro Gomes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luan dos |
contributor_str_mv |
Santos, Luan dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedores Micro e pequenas empresas Marketing digital Redes sociais |
description |
A partir da percepção do significativo crescimento das vendas e-commerce pelas redes sociais nos últimos anos, ampliadas ainda mais por conta da pandemia do COVID-19, este trabalho buscou investigar de que forma pequenos empreendedores digitais utilizam do Instagram para realizar o marketing digital do seu negócio. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e descritiva, tendo sido realizadas entrevistas a partir de um roteiro de perguntas. Com base na análise das entrevistas foi possível assimilar melhor o panorama do empreendedorismo digital, com seus pontos positivos como também negativos. Os principais resultados obtidos sugerem que as funcionalidades do Instagram se mostram de fatos mais eficientes para a venda do que as oferecidas por outras redes sociais. Entretanto, pode-se perceber que, apesar de a internet e especificamente o Instagram terem de fato trazido facilidades para quem busca empreender, isso não significa que o empreendedorismo digital é uma tarefa fácil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T15:32:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19485 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Danilo Leandro Gomes dos. A utilização do Instagram como ferramenta de marketing por pequenas lojas virtuais. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19485/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19485/1/DLGSantos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 7abba7f45ba75daf611c6be60530111d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097254039093248 |