A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15188 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas. |
id |
UFRJ_223cd49647a18131f93254cf48e55d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15188 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no GloboplayGloboplayMemóriaTecnologia streaming (Telecomunicação)TelenovelasNostalgiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Marialva CarlosRibeiro, Juliana Tillmann CamaraRibeiro, Ana Paula GoulartSacramento, Igor PintoReginato, Marina de Albuquerque2021-09-15T22:16:00Z2023-12-21T03:08:21Z2021-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
title |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
spellingShingle |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay Reginato, Marina de Albuquerque Globoplay Memória Tecnologia streaming (Telecomunicação) Telenovelas Nostalgia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
title_full |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
title_fullStr |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
title_full_unstemmed |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
title_sort |
A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay |
author |
Reginato, Marina de Albuquerque |
author_facet |
Reginato, Marina de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Marialva Carlos Ribeiro, Juliana Tillmann Camara Ribeiro, Ana Paula Goulart Sacramento, Igor Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginato, Marina de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globoplay Memória Tecnologia streaming (Telecomunicação) Telenovelas Nostalgia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Globoplay Memória Tecnologia streaming (Telecomunicação) Telenovelas Nostalgia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
O presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15T22:16:00Z 2021-08-17 2023-12-21T03:08:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/15188 |
identifier_str_mv |
REGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456021756248064 |