A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Marina de Albuquerque
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15188
Resumo: O presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas.
id UFRJ_223cd49647a18131f93254cf48e55d3a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15188
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no GloboplayGloboplayMemóriaTecnologia streaming (Telecomunicação)TelenovelasNostalgiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Marialva CarlosRibeiro, Juliana Tillmann CamaraRibeiro, Ana Paula GoulartSacramento, Igor PintoReginato, Marina de Albuquerque2021-09-15T22:16:00Z2023-12-21T03:08:21Z2021-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
title A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
spellingShingle A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
Reginato, Marina de Albuquerque
Globoplay
Memória
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Telenovelas
Nostalgia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
title_full A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
title_fullStr A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
title_full_unstemmed A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
title_sort A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay
author Reginato, Marina de Albuquerque
author_facet Reginato, Marina de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Marialva Carlos
Ribeiro, Juliana Tillmann Camara
Ribeiro, Ana Paula Goulart
Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato, Marina de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Globoplay
Memória
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Telenovelas
Nostalgia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Globoplay
Memória
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Telenovelas
Nostalgia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description O presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T22:16:00Z
2021-08-17
2023-12-21T03:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/15188
identifier_str_mv REGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456021756248064