Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12098 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver. |
id |
UFRJ_23630a73afd2ff3bd15ff1d009c6b11f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12098 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para onlineDelivery onlineMercado de deliveryLogísticaSociedade de consumoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEste trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809Barreto, Breno Novaes2020-05-04T17:39:00Z2023-12-21T03:07:06Z2018-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
title |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
spellingShingle |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online Barreto, Breno Novaes Delivery online Mercado de delivery Logística Sociedade de consumo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
title_full |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
title_fullStr |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
title_full_unstemmed |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
title_sort |
Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online |
author |
Barreto, Breno Novaes |
author_facet |
Barreto, Breno Novaes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de http://lattes.cnpq.br/8104649154993809 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Breno Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Delivery online Mercado de delivery Logística Sociedade de consumo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Delivery online Mercado de delivery Logística Sociedade de consumo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-21 2020-05-04T17:39:00Z 2023-12-21T03:07:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12098 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455987986857984 |