Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Breno Novaes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12098
Resumo: Este trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver.
id UFRJ_23630a73afd2ff3bd15ff1d009c6b11f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12098
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para onlineDelivery onlineMercado de deliveryLogísticaSociedade de consumoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEste trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809Barreto, Breno Novaes2020-05-04T17:39:00Z2023-12-21T03:07:06Z2018-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12098Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
title Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
spellingShingle Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
Barreto, Breno Novaes
Delivery online
Mercado de delivery
Logística
Sociedade de consumo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
title_full Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
title_fullStr Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
title_full_unstemmed Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
title_sort Delivery online no Rio de Janeiro : a transição do offline para online
author Barreto, Breno Novaes
author_facet Barreto, Breno Novaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/8104649154993809
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Breno Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Delivery online
Mercado de delivery
Logística
Sociedade de consumo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Delivery online
Mercado de delivery
Logística
Sociedade de consumo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Este trabalho se propõe a fazer uma análise do atual cenário para as empresas do segmento de delivery online na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, passando desde uma perspectiva macro dos mercados europeu e americano, do Brasil como um todo e finalmente focando para o Rio de Janeiro. Os avanços tecnológicos chegam cada vez mais rápido na vida das pessoas e acabam mudando seus hábitos em vários âmbitos, inclusive no que diz respeito ao comportamento de compra, considerando fatores influenciadores usados nos estudos de Kotler, Keller, Medeiros e Cruz. Para analisar os mercados nacional e internacional, foram utilizado como fonte de dados sites estatísticos de análise de vários tipos de mercado que mostram, em números, o verdadeiro marketshare dos players de cada mercado, valuation dessas empresas, dentre outras informações que serão apresentadas ao longo do trabalho. Por fim, foi usada uma pesquisa quantitiva descritiva e exploratória para entender, na prática, a aceitação dos brasileiros residentes da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana por esse essas plataformas, descrevendo as motivações que levam alguém a usar ou deixar de usar esse tipo de serviço, bem como os itens mais consumidos, os fatores que fariam alguém que já usou esse serviço, deixar de usar novamente, as plataformas mais conhecidas pelas pessoas a satisfação com o serviço oferecido por elas hoje. Feita a análise dos dados coletados, concluiu-se que a tendência mundial da migração do delivery offline para o online repete-se nas cidades brasileiras, indicando que esse segmento ainda tem muito para crescer e se desenvolver.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-21
2020-05-04T17:39:00Z
2023-12-21T03:07:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12098
url http://hdl.handle.net/11422/12098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455987986857984