Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Beatriz Pacheco de Mello
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2020
Resumo: Este trabalho divide-se em uma parte teórica e um estudo de caso da empresa de mídia Google. A primeira parte busca compreender a evolução do marketing no mundo e sua repercussão no Brasil. A ênfase foi dada às práticas do marketing direto, principalmente na internet. Em paralelo, o comportamento do consumidor conectado também foi analisado, a partir da teoria da Cauda Longa. Diversos exemplos do mundo virtual foram utilizados para complementar o estudo. Também se analisou a prática de novas estratégias na internet, explicadas pelo comportamento pró-ativo deste consumidor, chamado de prossumidor. As novas possibilidades que a web proporciona foram apontadas por autores como Anderson e Battelle. A parte do estudo de caso envolveu a pesquisa em jornais, revistas de negócios, sites e livros focados em entender o impacto da Google nos negócios. O lado teórico forneceu embasamento para compreender as estratégias adotadas pela empresa e as principais tendências erigidas por ela.
id UFRJ_241a384b77c242cb5c3f987d23ebae70
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2020
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Affonso, Beatriz Pacheco de Mellohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Tavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Refkalefsky, Eduardo2017-05-17T18:19:16Z2023-11-30T03:00:29Z2008-12-10AFFONSO, Beatriz Pacheco de Mello. Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso Google. 2008. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/2020Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-10-07T12:50:58Z No. of bitstreams: 1 BAFFONSO.pdf: 2252708 bytes, checksum: 2ae6bfa861fb049b2ad85fe5bee454b9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-17T18:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAFFONSO.pdf: 2252708 bytes, checksum: 2ae6bfa861fb049b2ad85fe5bee454b9 (MD5) Previous issue date: 2008-12-10Este trabalho divide-se em uma parte teórica e um estudo de caso da empresa de mídia Google. A primeira parte busca compreender a evolução do marketing no mundo e sua repercussão no Brasil. A ênfase foi dada às práticas do marketing direto, principalmente na internet. Em paralelo, o comportamento do consumidor conectado também foi analisado, a partir da teoria da Cauda Longa. Diversos exemplos do mundo virtual foram utilizados para complementar o estudo. Também se analisou a prática de novas estratégias na internet, explicadas pelo comportamento pró-ativo deste consumidor, chamado de prossumidor. As novas possibilidades que a web proporciona foram apontadas por autores como Anderson e Battelle. A parte do estudo de caso envolveu a pesquisa em jornais, revistas de negócios, sites e livros focados em entender o impacto da Google nos negócios. O lado teórico forneceu embasamento para compreender as estratégias adotadas pela empresa e as principais tendências erigidas por ela.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOFidelizaçãoMarketing diretoInternetNovas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Googleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBPMAffonso.pdfBPMAffonso.pdfapplication/pdf818476http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/4/BPMAffonso.pdf7060550d0c7006d5bcb5be2a9b2e9371MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTBPMAffonso.pdf.txtBPMAffonso.pdf.txtExtracted texttext/plain168286http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/5/BPMAffonso.pdf.txt3c1c018c3b436ed5d8f1c41566ed0526MD5511422/20202023-11-30 00:00:29.524oai:pantheon.ufrj.br:11422/2020TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
title Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
spellingShingle Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
Affonso, Beatriz Pacheco de Mello
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Fidelização
Marketing direto
Internet
title_short Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
title_full Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
title_fullStr Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
title_full_unstemmed Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
title_sort Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso: Google
author Affonso, Beatriz Pacheco de Mello
author_facet Affonso, Beatriz Pacheco de Mello
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Beatriz Pacheco de Mello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tavares Junior, Frederico Augusto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1047267549932423
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
contributor_str_mv Tavares Junior, Frederico Augusto
Luz, Cristina Rego Monteiro da
Refkalefsky, Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Fidelização
Marketing direto
Internet
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelização
Marketing direto
Internet
description Este trabalho divide-se em uma parte teórica e um estudo de caso da empresa de mídia Google. A primeira parte busca compreender a evolução do marketing no mundo e sua repercussão no Brasil. A ênfase foi dada às práticas do marketing direto, principalmente na internet. Em paralelo, o comportamento do consumidor conectado também foi analisado, a partir da teoria da Cauda Longa. Diversos exemplos do mundo virtual foram utilizados para complementar o estudo. Também se analisou a prática de novas estratégias na internet, explicadas pelo comportamento pró-ativo deste consumidor, chamado de prossumidor. As novas possibilidades que a web proporciona foram apontadas por autores como Anderson e Battelle. A parte do estudo de caso envolveu a pesquisa em jornais, revistas de negócios, sites e livros focados em entender o impacto da Google nos negócios. O lado teórico forneceu embasamento para compreender as estratégias adotadas pela empresa e as principais tendências erigidas por ela.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-17T18:19:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AFFONSO, Beatriz Pacheco de Mello. Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso Google. 2008. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2020
identifier_str_mv AFFONSO, Beatriz Pacheco de Mello. Novas tecnologias aplicadas ao marketing: estudo de caso Google. 2008. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/2020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/4/BPMAffonso.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2020/5/BPMAffonso.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7060550d0c7006d5bcb5be2a9b2e9371
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
3c1c018c3b436ed5d8f1c41566ed0526
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097073462771712