Avaliação da alimentação escolar no âmbito do PNAE no município de Macaé: potencialidades, entraves e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Roque Souza da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16677
Resumo: A alimentação escolar é um direito constitucional assegurado a todos os estudantes matriculados na rede pública de educação básica no país através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este é um dos mais antigos programas de alimentação e nutrição no Brasil, com magnitude e pioneirismo reconhecidos internacionalmente. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as principais dificuldades e potencialidades da oferta da alimentação escolar no município de Macaé-RJ. Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem qualitativa-quantitativa, desenvolvida em duas escolas de ensino fundamental no município de Macaé. Para avaliação quantitativa da alimentação escolar utilizou-se o método da pesagem direta de alimentos nas escolas; e para avaliação qualitativa o IQ COSAN. A análise do ambiente alimentar contemplou a avaliação dos alimentos trazidos de casa pelos estudantes e aqueles comercializados nas cantinas; o estado nutricional foi avaliado a partir dos índices de estatura para idade e índice de massa corporal para idade. Foi observado o excesso na oferta de macronutrientes nas escolas avaliadas e insuficiente oferta de micronutrientes, como Cálcio e vitamina A. Além disso, a análise do ambiente alimentar indica que alimentos ultra processados afetam a adesão da alimentação escolar; os dados antropométricos indicam que sobrepeso e obesidade estiveram presentes em quase 40% das 435 crianças avaliadas; os dados do IQ COSAN revelam que as duas escolas apresentam baixa oferta de frutas in natura, alimentos regionais e da sociobiodiversidade, além de ter alta oferta de alimentos restritos e de doces. Porém, como resultados positivos temos o PNAE colaborando na disseminação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, temos o trabalho em conjunto entre SEMED, empresa terceirizada e o vínculo entre faculdade e município, favorecendo estudos para melhora da operacionalização do programa. O estudo aponta que a alimentação escolar deve ser balanceada e atender às necessidades nutricionais dos estudantes para promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de doenças crônicas.
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