Avaliação heurística de sites sob a ótica da usabilidade: o caso das 5 maiores empresas do setor de telecomunicações do ano de 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Taís Elaine
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/220
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) trouxeram mudanças profundas no campo educacional, no mercado de trabalho, no governo, nas empresas e na relação entre as pessoas. No século XXI houve a popularização do computador e da internet minimizando barreiras geográficas e limitações de tempo, mudando toda a estrutura do Mercado. Assim, as instituições ao perceberam este novo cenário começaram a construir seus ambientes na web. Muitos usuários desistem hoje de encontrar uma informação na internet ou fazer uma compra pela a dificuldade de encontrar o que é desejado e é nesse cenário que surge o profissional em Arquitetura da Informação. Sua maior preocupação é construir ambientes na web centrado na ótica da usabilidade. Existem muitos tipos de teste de usabilidade. Um dos mais utilizados é as heurísticas de Nielsen que consistem em dez itens a serem verificados por avaliadores a fim de testar a usabilidade de um site. O objetivo desta pesquisa foi verificar os sites das 5 maiores empresas por vendas liquidas no ano de 2011, no setor de telecomunicações sob a ótica da usabilidade de seus sites. De acordo com o ranking feito pela revista Exame em 2011, as cincos empresas foram a Vivo S.A, a Tim celular S/A, a Telefonica Brasil S/A, a Telemar Norte Leste S/A e Claro S/A. A metodologia adotada fundamenta-se no levantamento da literatura específica sobre o assunto e analise da usabilidade do sites, se baseando nas 10 regras de avaliação heurísticas projetadas pro Jacob Nielsen. Os resultados obtidos foram: A Vivo detém o melhor site, junto com a Oi, repetindo o bom posicionamento no ranking de vendas; as empresas Claro e a Tim tiveram os piores desempenho, deixando de cumprir três heurísticas cada uma.
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No século XXI houve a popularização do computador e da internet minimizando barreiras geográficas e limitações de tempo, mudando toda a estrutura do Mercado. Assim, as instituições ao perceberam este novo cenário começaram a construir seus ambientes na web. Muitos usuários desistem hoje de encontrar uma informação na internet ou fazer uma compra pela a dificuldade de encontrar o que é desejado e é nesse cenário que surge o profissional em Arquitetura da Informação. Sua maior preocupação é construir ambientes na web centrado na ótica da usabilidade. Existem muitos tipos de teste de usabilidade. Um dos mais utilizados é as heurísticas de Nielsen que consistem em dez itens a serem verificados por avaliadores a fim de testar a usabilidade de um site. O objetivo desta pesquisa foi verificar os sites das 5 maiores empresas por vendas liquidas no ano de 2011, no setor de telecomunicações sob a ótica da usabilidade de seus sites. De acordo com o ranking feito pela revista Exame em 2011, as cincos empresas foram a Vivo S.A, a Tim celular S/A, a Telefonica Brasil S/A, a Telemar Norte Leste S/A e Claro S/A. A metodologia adotada fundamenta-se no levantamento da literatura específica sobre o assunto e analise da usabilidade do sites, se baseando nas 10 regras de avaliação heurísticas projetadas pro Jacob Nielsen. Os resultados obtidos foram: A Vivo detém o melhor site, junto com a Oi, repetindo o bom posicionamento no ranking de vendas; as empresas Claro e a Tim tiveram os piores desempenho, deixando de cumprir três heurísticas cada uma.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAArquitetura de informaçãoUsabilidadeHeurísticas de NielsenAvaliação heurística de sites sob a ótica da usabilidade: o caso das 5 maiores empresas do setor de telecomunicações do ano de 2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAvaliação_Heurística_de_sites_sob_a_ótica_da_usabilidade_SILVA_Taís.pdfAvaliação_Heurística_de_sites_sob_a_ótica_da_usabilidade_SILVA_Taís.pdfapplication/pdf2729123http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/220/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o_Heur%C3%ADstica_de_sites_sob_a_%C3%B3tica_da_usabilidade_SILVA_Ta%C3%ADs.pdf33047eb538aad5e30c8ee8b7be0c5434MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/220/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAvaliação_Heurística_de_sites_sob_a_ótica_da_usabilidade_SILVA_Taís.pdf.txtAvaliação_Heurística_de_sites_sob_a_ótica_da_usabilidade_SILVA_Taís.pdf.txtExtracted texttext/plain77389http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/220/3/Avalia%C3%A7%C3%A3o_Heur%C3%ADstica_de_sites_sob_a_%C3%B3tica_da_usabilidade_SILVA_Ta%C3%ADs.pdf.txt9acb4131c192a5cbd9742798e1ebb78fMD5311422/2202023-11-30 00:02:42.968oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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