Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Letícia Campos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12181
Resumo: As constantes incertezas vividas na atualidade, marcas da globalização e desenvolvimento tecnológico, promoveram transformações econômicas, sociais e culturais. Nesse cenário, novos parâmetros para medir o sucesso empresarial foram surgindo e a gestão por competências, aos poucos, foi ganhando destaque. Diante disso, o estágio pode ser considerado como um meio primário para capacitar e desenvolver estudantes nessa nova realidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do Estágio supervisionado por alunos de Administração. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa sendo entrevistados dez estudantes do curso de Administração da UFRJ com o roteiro de entrevista dividido em quatro categorias de análise pautadas no trabalho de Zarifian (2001). São elas: Competências adquiridas, autonomia, tomada de responsabilidade e comunicação. Entre os principais resultados pode-se verificar que o estágio tem contribuído para a aquisição de competências na formação dos alunos do curso desenvolvendo em primeiro lugar as competências comportamentais e em segundo lugar as técnicas. Neste processo foi possível observar a importância do gestor imediato e a participação ativa do aluno que desenvolve diversas competências confirmando a característica abrangente dos profissionais dessa profissão.
id UFRJ_29c85cb6e18846bdd30b476087e39b31
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12181
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de AdministraçãoCompetências comportamentaisEstágio supervisionadoEstudantes de AdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs constantes incertezas vividas na atualidade, marcas da globalização e desenvolvimento tecnológico, promoveram transformações econômicas, sociais e culturais. Nesse cenário, novos parâmetros para medir o sucesso empresarial foram surgindo e a gestão por competências, aos poucos, foi ganhando destaque. Diante disso, o estágio pode ser considerado como um meio primário para capacitar e desenvolver estudantes nessa nova realidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do Estágio supervisionado por alunos de Administração. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa sendo entrevistados dez estudantes do curso de Administração da UFRJ com o roteiro de entrevista dividido em quatro categorias de análise pautadas no trabalho de Zarifian (2001). São elas: Competências adquiridas, autonomia, tomada de responsabilidade e comunicação. Entre os principais resultados pode-se verificar que o estágio tem contribuído para a aquisição de competências na formação dos alunos do curso desenvolvendo em primeiro lugar as competências comportamentais e em segundo lugar as técnicas. Neste processo foi possível observar a importância do gestor imediato e a participação ativa do aluno que desenvolve diversas competências confirmando a característica abrangente dos profissionais dessa profissão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJPassos, Antônio Eugênio Valverde Marianihttp://lattes.cnpq.br/7541294995948237Marques, Letícia Campos2020-05-09T04:04:46Z2023-12-21T03:00:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12181Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
title Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
spellingShingle Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
Marques, Letícia Campos
Competências comportamentais
Estágio supervisionado
Estudantes de Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
title_full Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
title_fullStr Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
title_full_unstemmed Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
title_sort Análise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administração
author Marques, Letícia Campos
author_facet Marques, Letícia Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
http://lattes.cnpq.br/7541294995948237
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Letícia Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Competências comportamentais
Estágio supervisionado
Estudantes de Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Competências comportamentais
Estágio supervisionado
Estudantes de Administração
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description As constantes incertezas vividas na atualidade, marcas da globalização e desenvolvimento tecnológico, promoveram transformações econômicas, sociais e culturais. Nesse cenário, novos parâmetros para medir o sucesso empresarial foram surgindo e a gestão por competências, aos poucos, foi ganhando destaque. Diante disso, o estágio pode ser considerado como um meio primário para capacitar e desenvolver estudantes nessa nova realidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do Estágio supervisionado por alunos de Administração. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa sendo entrevistados dez estudantes do curso de Administração da UFRJ com o roteiro de entrevista dividido em quatro categorias de análise pautadas no trabalho de Zarifian (2001). São elas: Competências adquiridas, autonomia, tomada de responsabilidade e comunicação. Entre os principais resultados pode-se verificar que o estágio tem contribuído para a aquisição de competências na formação dos alunos do curso desenvolvendo em primeiro lugar as competências comportamentais e em segundo lugar as técnicas. Neste processo foi possível observar a importância do gestor imediato e a participação ativa do aluno que desenvolve diversas competências confirmando a característica abrangente dos profissionais dessa profissão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-09T04:04:46Z
2023-12-21T03:00:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12181
url http://hdl.handle.net/11422/12181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988018315264