Netflix: estratégias de branding no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdala, Leonardo Ajavi Zaccaro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12650
Resumo: O avanço contínuo da Internet impactou e vem impactando na forma como as empresas e suas marcas se relacionam com seus clientes e consumidores. Dentro deste contexto, o posterior surgimento das redes sociais possibilitou novas dinâmicas de interação entre consumidores e marcas. Em um cenário onde os usuários de redes sociais têm se tornado cada vez mais críticos e empoderados, as empresas que desejam manter uma imagem positiva de sua marca no mercado não veem outra alternativa a não ser construir um relacionamento saudável e duradouro através dessas plataformas digitais. Isso posto, o presente estudo pretende compreender como a empresa de serviço de vídeos streaming, Netflix, faz a gestão de sua marca (Branding) em seu perfil brasileiro na rede social Instagram. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de Branding e Brand Equity, e de técnicas de marketing digital, foram analisados os conteúdos em texto e imagem de uma amostra de posts do perfil Netflix Brasil no Instagram e sua receptividade por parte de seus seguidores. Tais análises contribuíram para entender como a empresa se posiciona e se comunica nesse ambiente, e o nível de eficácia dessa comunicação.
id UFRJ_2a3ecbf7f7ca0a678baac281bc54dcf5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12650
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Abdala, Leonardo Ajavi ZaccaroAmaral, Marcio Tavares d’Serpa, MarceloCarneiro, Mario Rubens de Oliveira2020-07-03T18:18:55Z2023-11-30T03:00:33Z2019-07-01ABDALA, Leonardo Ajavi Zaccaro. Netflix: estratégias de branding no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12650Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2020-04-22T17:03:39Z No. of bitstreams: 1 LAbdala.pdf: 1008336 bytes, checksum: 231fcbbe2edbaefd723bde13521ed03c (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-03T18:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAbdala.pdf: 1008336 bytes, checksum: 231fcbbe2edbaefd723bde13521ed03c (MD5) Previous issue date: 2019-07-01O avanço contínuo da Internet impactou e vem impactando na forma como as empresas e suas marcas se relacionam com seus clientes e consumidores. Dentro deste contexto, o posterior surgimento das redes sociais possibilitou novas dinâmicas de interação entre consumidores e marcas. Em um cenário onde os usuários de redes sociais têm se tornado cada vez mais críticos e empoderados, as empresas que desejam manter uma imagem positiva de sua marca no mercado não veem outra alternativa a não ser construir um relacionamento saudável e duradouro através dessas plataformas digitais. Isso posto, o presente estudo pretende compreender como a empresa de serviço de vídeos streaming, Netflix, faz a gestão de sua marca (Branding) em seu perfil brasileiro na rede social Instagram. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de Branding e Brand Equity, e de técnicas de marketing digital, foram analisados os conteúdos em texto e imagem de uma amostra de posts do perfil Netflix Brasil no Instagram e sua receptividade por parte de seus seguidores. Tais análises contribuíram para entender como a empresa se posiciona e se comunica nesse ambiente, e o nível de eficácia dessa comunicação.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDABrandingNetflixInstagramMarketing de relacionamentoRelationship marketingNetflix: estratégias de branding no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLAbdala.pdfLAbdala.pdfapplication/pdf1008336http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12650/1/LAbdala.pdf231fcbbe2edbaefd723bde13521ed03cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12650/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/126502023-11-30 00:00:33.22oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Netflix: estratégias de branding no Instagram
title Netflix: estratégias de branding no Instagram
spellingShingle Netflix: estratégias de branding no Instagram
Abdala, Leonardo Ajavi Zaccaro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Branding
Netflix
Instagram
Marketing de relacionamento
Relationship marketing
title_short Netflix: estratégias de branding no Instagram
title_full Netflix: estratégias de branding no Instagram
title_fullStr Netflix: estratégias de branding no Instagram
title_full_unstemmed Netflix: estratégias de branding no Instagram
title_sort Netflix: estratégias de branding no Instagram
author Abdala, Leonardo Ajavi Zaccaro
author_facet Abdala, Leonardo Ajavi Zaccaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdala, Leonardo Ajavi Zaccaro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares d’
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Serpa, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
contributor_str_mv Amaral, Marcio Tavares d’
Serpa, Marcelo
Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Branding
Netflix
Instagram
Marketing de relacionamento
Relationship marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Netflix
Instagram
Marketing de relacionamento
Relationship marketing
description O avanço contínuo da Internet impactou e vem impactando na forma como as empresas e suas marcas se relacionam com seus clientes e consumidores. Dentro deste contexto, o posterior surgimento das redes sociais possibilitou novas dinâmicas de interação entre consumidores e marcas. Em um cenário onde os usuários de redes sociais têm se tornado cada vez mais críticos e empoderados, as empresas que desejam manter uma imagem positiva de sua marca no mercado não veem outra alternativa a não ser construir um relacionamento saudável e duradouro através dessas plataformas digitais. Isso posto, o presente estudo pretende compreender como a empresa de serviço de vídeos streaming, Netflix, faz a gestão de sua marca (Branding) em seu perfil brasileiro na rede social Instagram. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de Branding e Brand Equity, e de técnicas de marketing digital, foram analisados os conteúdos em texto e imagem de uma amostra de posts do perfil Netflix Brasil no Instagram e sua receptividade por parte de seus seguidores. Tais análises contribuíram para entender como a empresa se posiciona e se comunica nesse ambiente, e o nível de eficácia dessa comunicação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-03T18:18:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABDALA, Leonardo Ajavi Zaccaro. Netflix: estratégias de branding no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12650
identifier_str_mv ABDALA, Leonardo Ajavi Zaccaro. Netflix: estratégias de branding no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12650/1/LAbdala.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12650/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 231fcbbe2edbaefd723bde13521ed03c
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097180332589056