Efeito Netflix: como fidelizar clientes e influenciar pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianki, Vicente Elias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2132
Resumo: Após o grande sucesso da minissérie “O Gambito da Rainha”, e as mudanças no consumo que a mesma trouxe internacionalmente, autores criaram o termo “Efeito Netflix” para denominar a mudança no consumo ocorrida posteriormente ao lançamento de conteúdos disponibilizados na plataforma de streaming. Portanto, o presente trabalho descreveu o significado do termo, mostrou suas bases e primeiras aparições, além de sua propagação principal, ocorrida após o lançamento da minissérie. Também coube ao estudo, mencionar algumas tomadas de decisões e ações usadas na história da Netflix que a fizeram conquistar o patamar atual. Através de pesquisas bibliográficas, foi possível a constatação do princípio do uso do termo, assim como a razão de seu surgimento e seu significado. Como resultado, podemos concluir que o principal motivo para as mudanças no consumo serem motivadas pelos lançamentos de conteúdos originais Netflix é o seu sucesso e sua fama atual. A plataforma e produtora carregou durante sua história o preceito de pensar diferente, sempre lançando novos conteúdos, produtos, serviços, sem medo de cometer erros. Esse princípio levou a empresa a arriscar muito mais que suas concorrentes, o que a possibilitou maiores inovações em sua trajetória. Seus diferenciais evoluídos ano após ano, a tornam líder de assinantes mundialmente. Seguido de uma comunicação e marketing também inovadores, de maneira informal e descontraída, a empresa apostou em uma maior proximidade com seu público e investiu em redes sociais como alicerce de seu marketing, se tornando líder até mesmo em engajamento online. Essas estratégias unidas, possibilitaram a criação de um status à plataforma, o que culminou nas mudanças de mercado causadas pelos seus conteúdos, trazendo à tona o “Efeito Netflix”.
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Como resultado, podemos concluir que o principal motivo para as mudanças no consumo serem motivadas pelos lançamentos de conteúdos originais Netflix é o seu sucesso e sua fama atual. A plataforma e produtora carregou durante sua história o preceito de pensar diferente, sempre lançando novos conteúdos, produtos, serviços, sem medo de cometer erros. Esse princípio levou a empresa a arriscar muito mais que suas concorrentes, o que a possibilitou maiores inovações em sua trajetória. Seus diferenciais evoluídos ano após ano, a tornam líder de assinantes mundialmente. Seguido de uma comunicação e marketing também inovadores, de maneira informal e descontraída, a empresa apostou em uma maior proximidade com seu público e investiu em redes sociais como alicerce de seu marketing, se tornando líder até mesmo em engajamento online. Essas estratégias unidas, possibilitaram a criação de um status à plataforma, o que culminou nas mudanças de mercado causadas pelos seus conteúdos, trazendo à tona o “Efeito Netflix”.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade PropagandaNetflixComunicação e MarketingO Gambito da RainhaPlataformas de StreamingEfeito Netflix: como fidelizar clientes e influenciar pessoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonBianki, Vicente Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2132/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021VicenteBianki.pdfPF2021VicenteBianki.pdfTrabalho Final de Graduação Vicente Biankiapplication/pdf4193889http://localhost:8080/bitstream/riupf/2132/1/PF2021VicenteBianki.pdf83bd6f6f55e8dbba26d9900ed3523162MD51riupf/21322022-02-02 11:28:35.945oai:localhost:riupf/2132TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-02T13:28:35Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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