Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1320 |
Resumo: | Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas. |
id |
UFRJ_2af857f7023a6cfadaf8f36b6b4fe3ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1320 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Brunna Rebelohttp://lattes.cnpq.br/0260771591072423Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Santos, Leonor Werneck doshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027Campos, Milton Nunes2017-01-26T19:01:51Z2023-11-30T03:01:51Z2016-03-04REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1320Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-05T14:21:42Z No. of bitstreams: 1 BPinto.pdf: 1034284 bytes, checksum: 7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-26T19:01:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BPinto.pdf: 1034284 bytes, checksum: 7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidade infantilGêneroTelevisãoConsumoCoisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBPinto.pdfBPinto.pdfapplication/pdf1034284http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/1/BPinto.pdf7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTBPinto.pdf.txtBPinto.pdf.txtExtracted texttext/plain197507http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/3/BPinto.pdf.txtda460090eac3e0dd4568514cbcbc09f0MD5311422/13202023-11-30 00:01:51.628oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
title |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
spellingShingle |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva Pinto, Brunna Rebelo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade infantil Gênero Televisão Consumo |
title_short |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
title_full |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
title_fullStr |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
title_full_unstemmed |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
title_sort |
Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva |
author |
Pinto, Brunna Rebelo |
author_facet |
Pinto, Brunna Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0260771591072423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Brunna Rebelo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Leonor Werneck dos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3802276062054027 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Milton Nunes |
contributor_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia Santos, Leonor Werneck dos Campos, Milton Nunes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade infantil Gênero Televisão Consumo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade infantil Gênero Televisão Consumo |
description |
Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-26T19:01:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1320 |
identifier_str_mv |
REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/1/BPinto.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/3/BPinto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 da460090eac3e0dd4568514cbcbc09f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097070535147520 |