Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Brunna Rebelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1320
Resumo: Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas.
id UFRJ_2af857f7023a6cfadaf8f36b6b4fe3ba
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1320
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pinto, Brunna Rebelohttp://lattes.cnpq.br/0260771591072423Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Santos, Leonor Werneck doshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027Campos, Milton Nunes2017-01-26T19:01:51Z2023-11-30T03:01:51Z2016-03-04REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1320Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-05T14:21:42Z No. of bitstreams: 1 BPinto.pdf: 1034284 bytes, checksum: 7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-26T19:01:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BPinto.pdf: 1034284 bytes, checksum: 7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7 (MD5) Previous issue date: 2016-03-04Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidade infantilGêneroTelevisãoConsumoCoisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBPinto.pdfBPinto.pdfapplication/pdf1034284http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/1/BPinto.pdf7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTBPinto.pdf.txtBPinto.pdf.txtExtracted texttext/plain197507http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/3/BPinto.pdf.txtda460090eac3e0dd4568514cbcbc09f0MD5311422/13202023-11-30 00:01:51.628oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
title Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
spellingShingle Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
Pinto, Brunna Rebelo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade infantil
Gênero
Televisão
Consumo
title_short Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
title_full Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
title_fullStr Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
title_full_unstemmed Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
title_sort Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva
author Pinto, Brunna Rebelo
author_facet Pinto, Brunna Rebelo
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0260771591072423
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Brunna Rebelo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Leonor Werneck dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3802276062054027
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Milton Nunes
contributor_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
Santos, Leonor Werneck dos
Campos, Milton Nunes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade infantil
Gênero
Televisão
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade infantil
Gênero
Televisão
Consumo
description Com a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-26T19:01:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1320
identifier_str_mv REBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/1/BPinto.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1320/3/BPinto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7fbbee7531e1f9ae25fd7c7f297a37c7
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
da460090eac3e0dd4568514cbcbc09f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097070535147520