Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Gustavo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14105
Resumo: Nesta pesquisa, apresenta-se a relação da Biblioteconomia com os papéis sociais atribuídos aos gêneros, desde o seu início e desenvolvimento da área. Uma breve análise histórica de como e onde surgiram as Drag Queens, personalidades criadas por artistas performáticos que se travestem, com o intuito na maioria das vezes profissional artístico. Aplicou-se o conceito do Mapa Conceitual nos grupos enquadrados na cultura Queer, com enfoque em Drag Queens, de modo a mostrar a diversidade e a organização categórica existente no universo Drag e Queer e ainda, do valor cultural deste grupo socialmente excluído, utilizando em todo processo recortes de gênero. Implementar técnicas informacionais em culturas marginalizadas, é um ganho duplo, para a Comunidade Científica, pois nos proporciona entender que técnicas informacionais, neste caso da Biblioteconomia, em questão, são completamente democráticas, imparciais e que, sexualidade, raça e gênero, indeferem em caráter de valor. Toda a informação tem seu valor, independentemente do seu ponto de partida.
id UFRJ_2b3cac725406ab1c592ce8c7742bc07b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14105
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicadaIdentidade de gêneroDrag queensTeoria QueerBiblioteconomiaMapas conceituaisGender identityQueer TheoryLibrary scienceConceptual mapCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIANesta pesquisa, apresenta-se a relação da Biblioteconomia com os papéis sociais atribuídos aos gêneros, desde o seu início e desenvolvimento da área. Uma breve análise histórica de como e onde surgiram as Drag Queens, personalidades criadas por artistas performáticos que se travestem, com o intuito na maioria das vezes profissional artístico. Aplicou-se o conceito do Mapa Conceitual nos grupos enquadrados na cultura Queer, com enfoque em Drag Queens, de modo a mostrar a diversidade e a organização categórica existente no universo Drag e Queer e ainda, do valor cultural deste grupo socialmente excluído, utilizando em todo processo recortes de gênero. Implementar técnicas informacionais em culturas marginalizadas, é um ganho duplo, para a Comunidade Científica, pois nos proporciona entender que técnicas informacionais, neste caso da Biblioteconomia, em questão, são completamente democráticas, imparciais e que, sexualidade, raça e gênero, indeferem em caráter de valor. Toda a informação tem seu valor, independentemente do seu ponto de partida.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFelipe, Carla Beatriz Marqueshttp://lattes.cnpq.br/2711636303788494Assis, Juliana dehttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532Sampaio, Denise Bragahttp://lattes.cnpq.br/3948252543083879Pessoa, Gustavo2021-04-06T13:46:22Z2023-12-21T03:07:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPESSOA, Gustavo. Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14105Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
title Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
spellingShingle Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
Pessoa, Gustavo
Identidade de gênero
Drag queens
Teoria Queer
Biblioteconomia
Mapas conceituais
Gender identity
Queer Theory
Library science
Conceptual map
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
title_full Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
title_fullStr Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
title_full_unstemmed Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
title_sort Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada
author Pessoa, Gustavo
author_facet Pessoa, Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felipe, Carla Beatriz Marques
http://lattes.cnpq.br/2711636303788494
Assis, Juliana de
http://lattes.cnpq.br/4621902987127532
Sampaio, Denise Braga
http://lattes.cnpq.br/3948252543083879
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Drag queens
Teoria Queer
Biblioteconomia
Mapas conceituais
Gender identity
Queer Theory
Library science
Conceptual map
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Identidade de gênero
Drag queens
Teoria Queer
Biblioteconomia
Mapas conceituais
Gender identity
Queer Theory
Library science
Conceptual map
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Nesta pesquisa, apresenta-se a relação da Biblioteconomia com os papéis sociais atribuídos aos gêneros, desde o seu início e desenvolvimento da área. Uma breve análise histórica de como e onde surgiram as Drag Queens, personalidades criadas por artistas performáticos que se travestem, com o intuito na maioria das vezes profissional artístico. Aplicou-se o conceito do Mapa Conceitual nos grupos enquadrados na cultura Queer, com enfoque em Drag Queens, de modo a mostrar a diversidade e a organização categórica existente no universo Drag e Queer e ainda, do valor cultural deste grupo socialmente excluído, utilizando em todo processo recortes de gênero. Implementar técnicas informacionais em culturas marginalizadas, é um ganho duplo, para a Comunidade Científica, pois nos proporciona entender que técnicas informacionais, neste caso da Biblioteconomia, em questão, são completamente democráticas, imparciais e que, sexualidade, raça e gênero, indeferem em caráter de valor. Toda a informação tem seu valor, independentemente do seu ponto de partida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06T13:46:22Z
2021
2023-12-21T03:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Gustavo. Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/14105
identifier_str_mv PESSOA, Gustavo. Mapa conceitual: a representação da cultura queer aplicada. 2021. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456014890172416