Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19099 |
Resumo: | O presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres. |
id |
UFRJ_2d78d7f5ec0649982f782064970f007a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19099 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidadeComunicação interculturalEducação multiculturalPluralismo culturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCruz, Giseli Barreto daGama, Larissa da Cunha2022-11-09T19:00:18Z2023-12-21T03:09:34Z2022-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19099Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
title |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
spellingShingle |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade Gama, Larissa da Cunha Comunicação intercultural Educação multicultural Pluralismo cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
title_full |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
title_fullStr |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
title_full_unstemmed |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
title_sort |
Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade |
author |
Gama, Larissa da Cunha |
author_facet |
Gama, Larissa da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Giseli Barreto da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Larissa da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação intercultural Educação multicultural Pluralismo cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Comunicação intercultural Educação multicultural Pluralismo cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho trata da narrativa de professores iniciantes sobre como agem e reagem aos dilemas apresentados em suas salas de aula em relação à diversidade. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores iniciantes lidam com a diversidade? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: iinvestigar como professores, em fase de inserção profissional, agem e reagem diante da diversidade encontrada em suas salas de aula; ii - identificar como professores iniciantes compreendem a diversidade; iii - mapear as principais temáticas relativas à diversidade que afetam professores iniciantes; e iv - analisar como professores iniciantes lidam com a diversidade em suas salas de aula. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais: Cruz, Farias e Hobold (2020), para tratar sobre a temática da inserção profissional docente, e Candau (2016; 2014; 2011; 2008), no que diz respeito à diversidade e à interculturalidade. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa com narrativa, tendo como embasamento teórico Galvão (2005). Os professores iniciantes foram questionados pelo que entendiam sobre diversidade e como lidavam com as que se apresentavam em suas salas de aula. Com o trabalho desenvolvido concluímos que dos nove professores entrevistados, a maioria relaciona a diversidade com questões étnico-raciais que se apresentam no cotidiano escolar. Além de revelarem seus anseios e dificuldades, estes professores apresentam práticas de como eles têm lidado com a diversidade de forma a incluir e não silenciar vozes negras, de deficientes e de mulheres. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09T19:00:18Z 2022-06-28 2023-12-21T03:09:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19099 |
identifier_str_mv |
GAMA, Larissa da Cunha. Como professores iniciantes lidam com a diversidade nas suas salas de aula? Questões étnico-raciais e inteculturalidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456038769393664 |