Liberdade de escolha, sem garantia de acesso: percepções e ações de gestores sobre os procedimentos de matrícula escolar no município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12548 |
Resumo: | O presente trabalho pretende mapear as percepções e ações dos gestores da burocracia educacional durante os procedimentos de matrícula, remanejamento e transferência de alunos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo realizou uma análise documental das regulamentações de matrícula para escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro e um conjunto de 23 entrevistas com gestores de nove Coordenadorias Regionais de Educação. Para o presente trabalho, apresentamos os dados referentes aos gestores que pertencem a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, cujas escolas localizam-se na zona sul do município. A hipótese deste estudo é de que embora o município do Rio de Janeiro tenha uma regulamentação de matrícula vigente, esta não impede que os agentes responsáveis pela implementação desta política atuem de maneira impessoal, uma vez que os espaços de ação destes agentes é marcado pela discricionariedade. Diante disso, a proposta deste trabalho é descrever e analisar as percepções e ações de gestores escolares durante o momento de implementação de uma política educacional específica do município do Rio de Janeiro – as políticas de matrícula escolar. A análise do estudo nos permite dizer que apesar da existência da regulamentação de matrícula, os gestores utilizam de estratégias não republicanas para a distribuição de vagas entre as escolas. |
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Liberdade de escolha, sem garantia de acesso: percepções e ações de gestores sobre os procedimentos de matrícula escolar no município do Rio de JaneiroEscola públicaGestores escolaresIgualdade na educaçãoPolítica educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho pretende mapear as percepções e ações dos gestores da burocracia educacional durante os procedimentos de matrícula, remanejamento e transferência de alunos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo realizou uma análise documental das regulamentações de matrícula para escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro e um conjunto de 23 entrevistas com gestores de nove Coordenadorias Regionais de Educação. Para o presente trabalho, apresentamos os dados referentes aos gestores que pertencem a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, cujas escolas localizam-se na zona sul do município. A hipótese deste estudo é de que embora o município do Rio de Janeiro tenha uma regulamentação de matrícula vigente, esta não impede que os agentes responsáveis pela implementação desta política atuem de maneira impessoal, uma vez que os espaços de ação destes agentes é marcado pela discricionariedade. Diante disso, a proposta deste trabalho é descrever e analisar as percepções e ações de gestores escolares durante o momento de implementação de uma política educacional específica do município do Rio de Janeiro – as políticas de matrícula escolar. A análise do estudo nos permite dizer que apesar da existência da regulamentação de matrícula, os gestores utilizam de estratégias não republicanas para a distribuição de vagas entre as escolas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPrado, Ana Pires doMuanis, Maria ComesRosistolato, Rodrigo Pereira da RochaSouza, Rebeca Fagundes2020-06-17T22:45:37Z2023-12-21T03:07:15Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Rebeca Fagundes. Liberdade de escolha, sem garantia de acesso: percepções e ações de gestores sobre os procedimentos de matrícula escolar no município do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12548Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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