Do direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karine Fidelis da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21047
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade da oferta educacional inclusiva na Educação Infantil, a partir da disposição de insumos adequados para o aprendizado das crianças. Entendendo que o direito à educação da criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, não consiste apenas na concessão da matrícula na escola regular, meta 4 do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), mas também na garantia de ambiente e elementos pedagógicos adequados para o seu aprendizado. Nessa proposta serão analisados: a disposição de estrutura física e acessibilidade das escolas, formação docente, mediação/apoio pedagógico e Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. Os elementos para análise baseiam-se nos dados do estudo longitudinal “Políticas escolares e práticas em sala associados à aprendizagem de crianças”, que avaliou a Educação Infantil na rede municipal do Rio de Janeiro em 46 escolas sorteadas em amostra aleatória. Trabalho no qual participei em campo como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ). A Educação Inclusiva não era o foco da pesquisa longitudinal, porém as informações coletadas fornecem uma extensa base de dados para analisar o tema. As avaliações desses elementos podem contribuir na formulação de propostas que busquem garantir o direito à Educação Inclusiva de forma planejada e adequada. Os resultados analisados indicaram as demandas docentes por suporte teórico, profissional e material sobre para Educação Especial Inclusiva. Bem como, a necessidade da avaliação contínua da implementação das políticas vigentes para melhoria e efetividade das propostas de Educação Especial Inclusiva e para a qualidade da Educação Infantil de modo geral.
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