Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12663
Resumo: A revolução digital trouxe diferentes conceitos para serem estudados. O ciberespaço, ciberdemocracia, redes, cultura participativa e inteligência coletiva fazem parte do universo online que passa a convergir com o mundo offline trazendo a evolução das mídias e da forma de se comunicar. Essa convergência anda lado a lado com a globalização que juntamente com a economia compartilhada, faz com que as relações se tornem cada vez mais horizontais, alterando todo o processo de consumo e o caminho do consumidor. A conectividade traz transparência e contribui com a evolução do marketing, que lida com o desafio de integrar o tradicional com o digital, através das estratégias do marketing 4.0. O uso de influenciadores digitais para ajudar na criação de uma identidade de marca e contribuir para o processo de consumo é cada vez mais comum e estratégias como a cocriação e o engajamento agregam valor aos produtos e serviços. A imagem que a marca quer passar está fortemente atrelada ao seu posicionamento, atribuído através de um discurso. Esse trabalho identifica as estratégias usadas na plataforma #JuntasArrasamos da Seda analisando o discurso proferido, identificando assim o marketing como solução e o empoderamento como estratégia. Para tanto, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica acerca dos assuntos abordados objetivando relacionar os conceitos com o caso analisado. Para o estudo de caso, foram coletadas diversas informações da plataforma para identificar quais as finalidades das estratégias utilizadas e como foram solucionadas pela marca, além de uma análise das expressões usadas que estão fortemente ligadas ao empoderamento feminino.
id UFRJ_3083aef27b598043d6a70958c470064d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12663
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Araújo, Alice Mondaca Milagres da SilvaSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosAmaral, Marcio Tavares d’Prevedello, Carine Felkl2020-07-03T20:28:56Z2023-11-30T03:00:33Z2019-03-12ARAÚJO, Alice Mondaca Milagres da Silva. Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12663Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2020-04-24T13:12:10Z No. of bitstreams: 1 AAraujo.pdf: 2624469 bytes, checksum: 62dd0b9cecd92807c31a901a74d8bddf (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-03T20:28:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AAraujo.pdf: 2624469 bytes, checksum: 62dd0b9cecd92807c31a901a74d8bddf (MD5) Previous issue date: 2019-03-12A revolução digital trouxe diferentes conceitos para serem estudados. O ciberespaço, ciberdemocracia, redes, cultura participativa e inteligência coletiva fazem parte do universo online que passa a convergir com o mundo offline trazendo a evolução das mídias e da forma de se comunicar. Essa convergência anda lado a lado com a globalização que juntamente com a economia compartilhada, faz com que as relações se tornem cada vez mais horizontais, alterando todo o processo de consumo e o caminho do consumidor. A conectividade traz transparência e contribui com a evolução do marketing, que lida com o desafio de integrar o tradicional com o digital, através das estratégias do marketing 4.0. O uso de influenciadores digitais para ajudar na criação de uma identidade de marca e contribuir para o processo de consumo é cada vez mais comum e estratégias como a cocriação e o engajamento agregam valor aos produtos e serviços. A imagem que a marca quer passar está fortemente atrelada ao seu posicionamento, atribuído através de um discurso. Esse trabalho identifica as estratégias usadas na plataforma #JuntasArrasamos da Seda analisando o discurso proferido, identificando assim o marketing como solução e o empoderamento como estratégia. Para tanto, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica acerca dos assuntos abordados objetivando relacionar os conceitos com o caso analisado. Para o estudo de caso, foram coletadas diversas informações da plataforma para identificar quais as finalidades das estratégias utilizadas e como foram solucionadas pela marca, além de uma análise das expressões usadas que estão fortemente ligadas ao empoderamento feminino.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingEmpoderamentoInfluência socialConsumidoresSocial influenceConsumersDiscurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Sedainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAAraujo.pdfAAraujo.pdfapplication/pdf2624469http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12663/1/AAraujo.pdf62dd0b9cecd92807c31a901a74d8bddfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12663/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/126632023-11-30 00:00:33.248oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
title Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
spellingShingle Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Empoderamento
Influência social
Consumidores
Social influence
Consumers
title_short Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
title_full Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
title_fullStr Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
title_full_unstemmed Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
title_sort Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda
author Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
author_facet Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alice Mondaca Milagres da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares d’
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prevedello, Carine Felkl
contributor_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Amaral, Marcio Tavares d’
Prevedello, Carine Felkl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Empoderamento
Influência social
Consumidores
Social influence
Consumers
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empoderamento
Influência social
Consumidores
Social influence
Consumers
description A revolução digital trouxe diferentes conceitos para serem estudados. O ciberespaço, ciberdemocracia, redes, cultura participativa e inteligência coletiva fazem parte do universo online que passa a convergir com o mundo offline trazendo a evolução das mídias e da forma de se comunicar. Essa convergência anda lado a lado com a globalização que juntamente com a economia compartilhada, faz com que as relações se tornem cada vez mais horizontais, alterando todo o processo de consumo e o caminho do consumidor. A conectividade traz transparência e contribui com a evolução do marketing, que lida com o desafio de integrar o tradicional com o digital, através das estratégias do marketing 4.0. O uso de influenciadores digitais para ajudar na criação de uma identidade de marca e contribuir para o processo de consumo é cada vez mais comum e estratégias como a cocriação e o engajamento agregam valor aos produtos e serviços. A imagem que a marca quer passar está fortemente atrelada ao seu posicionamento, atribuído através de um discurso. Esse trabalho identifica as estratégias usadas na plataforma #JuntasArrasamos da Seda analisando o discurso proferido, identificando assim o marketing como solução e o empoderamento como estratégia. Para tanto, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica acerca dos assuntos abordados objetivando relacionar os conceitos com o caso analisado. Para o estudo de caso, foram coletadas diversas informações da plataforma para identificar quais as finalidades das estratégias utilizadas e como foram solucionadas pela marca, além de uma análise das expressões usadas que estão fortemente ligadas ao empoderamento feminino.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-03T20:28:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Alice Mondaca Milagres da Silva. Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12663
identifier_str_mv ARAÚJO, Alice Mondaca Milagres da Silva. Discurso de empoderamento na migração das propagandas de produto de cabelo para o meio digital: estudo de caso da plataforma #JuntasArrasamos da Seda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12663/1/AAraujo.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12663/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 62dd0b9cecd92807c31a901a74d8bddf
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097180413329408