O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15807 |
Resumo: | Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas. |
id |
UFRJ_30d87635d60b0053d96786ef79df8359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15807 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamentoLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemProdução textualCurso de Línguas Aberto à ComunidadePlanejamento textualCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJOrsini, Mônica Tavareshttp://lattes.cnpq.br/4527709563919315http://lattes.cnpq.br/2313672857411893Silveira, Eliete Figueira Batista daCV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953Amaral, Ana Carolina Custódio do2021-12-15T19:03:06Z2023-12-21T03:08:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/15807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
title |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
spellingShingle |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento Amaral, Ana Carolina Custódio do Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Produção textual Curso de Línguas Aberto à Comunidade Planejamento textual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
title_full |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
title_fullStr |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
title_full_unstemmed |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
title_sort |
O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento |
author |
Amaral, Ana Carolina Custódio do |
author_facet |
Amaral, Ana Carolina Custódio do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orsini, Mônica Tavares http://lattes.cnpq.br/4527709563919315 http://lattes.cnpq.br/2313672857411893 Silveira, Eliete Figueira Batista da CV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Ana Carolina Custódio do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Produção textual Curso de Línguas Aberto à Comunidade Planejamento textual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Língua portuguesa Ensino e aprendizagem Produção textual Curso de Línguas Aberto à Comunidade Planejamento textual CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T19:03:06Z 2021 2023-12-21T03:08:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/15807 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456025340280832 |