O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Carolina Custódio do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15807
Resumo: Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.
id UFRJ_30d87635d60b0053d96786ef79df8359
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15807
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamentoLíngua portuguesaEnsino e aprendizagemProdução textualCurso de Línguas Aberto à ComunidadePlanejamento textualCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJOrsini, Mônica Tavareshttp://lattes.cnpq.br/4527709563919315http://lattes.cnpq.br/2313672857411893Silveira, Eliete Figueira Batista daCV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953Amaral, Ana Carolina Custódio do2021-12-15T19:03:06Z2023-12-21T03:08:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/15807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
title O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
spellingShingle O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
Amaral, Ana Carolina Custódio do
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Produção textual
Curso de Línguas Aberto à Comunidade
Planejamento textual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
title_full O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
title_fullStr O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
title_full_unstemmed O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
title_sort O parágrafo argumentativo padrão no curso de redação do CLAC: a importância do planejamento
author Amaral, Ana Carolina Custódio do
author_facet Amaral, Ana Carolina Custódio do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orsini, Mônica Tavares
http://lattes.cnpq.br/4527709563919315
http://lattes.cnpq.br/2313672857411893
Silveira, Eliete Figueira Batista da
CV: http://lattes.cnpq.br/2171617984971953
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Carolina Custódio do
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Produção textual
Curso de Línguas Aberto à Comunidade
Planejamento textual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Produção textual
Curso de Línguas Aberto à Comunidade
Planejamento textual
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho visa a discutir a importância do planejamento como uma das etapas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem de produções textuais argumentativas na Educação Básica. O experimento, que se constitui em um projeto piloto, compara parágrafos do tipo argumentativo padrão, produzidos pelos mesmos indivíduos, antes e depois do trabalho sistemático com a etapa do planejamento textual. Os textos analisados foram produzidos por alunos do primeiro módulo de redação dos Cursos de Língua Abertos à Comunidade (CLAC). A comparação das produções foi realizada por meio dos critérios de (i) composição estrutural do gênero, (ii) clareza do posicionamento e (iii) qualidade da argumentação. Os resultados mostram que a maior parte dos parágrafos, reescritos após o trabalho do monitor com a etapa do planejamento, apresentou melhorias em relação às produções não planejadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T19:03:06Z
2021
2023-12-21T03:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15807
url http://hdl.handle.net/11422/15807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456025340280832