Um estudo sobre os recursos, as potencialidades e as limitações dos softwares de geometria dinânimca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, George de Souza
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Soares, Adriana Benevides
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1005
Resumo: O objetivo central deste estudo foi apresentar os principais recursos, potencialidades e limitações dos softwares de geometria dinâmica. Foi feita uma descrição de como estes softwares permitem uma variada e precisa construção de objetos geométricos, contribuindo para o processo de visualização e estimulando a exploração e a descoberta. Os alunos podem fazer conjecturas e formular e refinar hipóteses, compreendendo a importância da demonstração de proposições geométricas. Portanto, procurou-se investigar as relações existentes entre a utilização destes softwares e a consideração dos aspectos intuitivo e lógico na aprendizagem geométrica. O programa utilizado para a investigação foi o Tabulae, desenvolvido no IM/UFRJ.
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spelling Alves, George de SouzaSoares, Adriana Benevides2016-11-01T17:01:06Z2023-11-30T03:02:12Z2005-09-01ALVES, G.de S.; SOARES, A. B. Um estudo sobre os recursos, as potencialidades e as limitações dos softwares de geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2004. 13 p. (Relatório Técnico, 10/04)http://hdl.handle.net/11422/1005O objetivo central deste estudo foi apresentar os principais recursos, potencialidades e limitações dos softwares de geometria dinâmica. Foi feita uma descrição de como estes softwares permitem uma variada e precisa construção de objetos geométricos, contribuindo para o processo de visualização e estimulando a exploração e a descoberta. Os alunos podem fazer conjecturas e formular e refinar hipóteses, compreendendo a importância da demonstração de proposições geométricas. Portanto, procurou-se investigar as relações existentes entre a utilização destes softwares e a consideração dos aspectos intuitivo e lógico na aprendizagem geométrica. O programa utilizado para a investigação foi o Tabulae, desenvolvido no IM/UFRJ.The introduction of dynamic geometry software’s potencialities and limitations was the main aim of this study. It was made a description of how these softwares allow an exact and different constructions of geometric objects, collaborating for visualisation process and stimulating the discovery and the exploration. The pupils can make conjectures and formulate and refine their assumptions, understanding the importance of the proof of geometric propositions. Therefore, it was investigated the relations between these softwares utilisation and the intuitive and logical aspects of teaching-learning process in geometry. Tabulae was the software used in this investigation, it was developped at IM/UFRJ.Submitted by Raquel Porto (raquel@nce.ufrj.br) on 2016-11-01T17:01:06Z No. of bitstreams: 1 10_04_000635617.pdf: 1312868 bytes, checksum: 1289e067a41d1a70aceb80a24d22dbf1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-01T17:01:06Z (GMT). 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