Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12915 |
Resumo: | Este estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças. |
id |
UFRJ_32cd3c791fc69ff666eda1941485615c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12915 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivasPlanejamento educacionalEducação infantilPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, DanielaCajazeira, Viviane Pereira2020-08-14T01:04:04Z2023-12-21T03:02:13Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/12915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
title |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas Cajazeira, Viviane Pereira Planejamento educacional Educação infantil Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
title_full |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
title_sort |
Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas |
author |
Cajazeira, Viviane Pereira |
author_facet |
Cajazeira, Viviane Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cajazeira, Viviane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Educação infantil Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Planejamento educacional Educação infantil Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2020-08-14T01:04:04Z 2023-12-21T03:02:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/12915 |
identifier_str_mv |
CAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456007363493888 |