Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cajazeira, Viviane Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12915
Resumo: Este estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.
id UFRJ_32cd3c791fc69ff666eda1941485615c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12915
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivasPlanejamento educacionalEducação infantilPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, DanielaCajazeira, Viviane Pereira2020-08-14T01:04:04Z2023-12-21T03:02:13Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/12915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
title Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
spellingShingle Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
Cajazeira, Viviane Pereira
Planejamento educacional
Educação infantil
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
title_full Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
title_fullStr Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
title_sort Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
author Cajazeira, Viviane Pereira
author_facet Cajazeira, Viviane Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Daniela
dc.contributor.author.fl_str_mv Cajazeira, Viviane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Educação infantil
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Planejamento educacional
Educação infantil
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2020-08-14T01:04:04Z
2023-12-21T03:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/12915
identifier_str_mv CAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/12915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007363493888