“E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5967
Resumo: Em um começo de novo milênio globalizado e conectado, uma educação de qualidade se torna cada vez mais importante, seja do ponto de vista pessoal, regional ou mundial. Uma ferramenta pesquisada e utilizada para esse propósito, com resultados variados, são os jogos eletrônicos. Após averiguar uma falta de material existente sobre o progresso do tema como um todo no que diz respeito ao Brasil, a necessidade de ter tal material delineou o objetivo deste trabalho: avaliar como foi a criação e utilização de jogos educacionais eletrônicos brasileiros durante os anos de 2013-2014 através de uma revisão sistemática da produção de artigos sobre os mesmos. Ao fim da execução dela, foram respondidas 10 perguntas sobre tal espaço de pesquisa, descobertas questões de suma importância para o futuro da área no Brasil para serem respondidas futuramente e uma (na época em que a pesquisa foi feita) carência nas ferramentas de busca para auxiliarem melhor a criação de revisões sistemáticas.
id UFRJ_342889f536ba1bd4b9d464c331a90c5b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5967
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty dehttp://lattes.cnpq.br/6414560125584607http://lattes.cnpq.br/2307612985437005Bastos, Valériahttp://lattes.cnpq.br/6948667770415330Cruz, Adriano Joaquim de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7167409133883697Delgado, Carla Amor Divino Moreirahttp://lattes.cnpq.br/3831909651244142Sampaio, Fábio Ferrentini2018-12-11T17:49:40Z2023-11-30T03:03:48Z2016-12-14http://hdl.handle.net/11422/5967Submitted by Elaine Almeida (elaine.almeida@nce.ufrj.br) on 2018-12-11T17:49:40Z No. of bitstreams: 1 CEJAlmeida.pdf: 1702788 bytes, checksum: 6c79adb823a9dd585f8a28c7776e34e5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-11T17:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CEJAlmeida.pdf: 1702788 bytes, checksum: 6c79adb823a9dd585f8a28c7776e34e5 (MD5) Previous issue date: 2016-12-14Em um começo de novo milênio globalizado e conectado, uma educação de qualidade se torna cada vez mais importante, seja do ponto de vista pessoal, regional ou mundial. Uma ferramenta pesquisada e utilizada para esse propósito, com resultados variados, são os jogos eletrônicos. Após averiguar uma falta de material existente sobre o progresso do tema como um todo no que diz respeito ao Brasil, a necessidade de ter tal material delineou o objetivo deste trabalho: avaliar como foi a criação e utilização de jogos educacionais eletrônicos brasileiros durante os anos de 2013-2014 através de uma revisão sistemática da produção de artigos sobre os mesmos. Ao fim da execução dela, foram respondidas 10 perguntas sobre tal espaço de pesquisa, descobertas questões de suma importância para o futuro da área no Brasil para serem respondidas futuramente e uma (na época em que a pesquisa foi feita) carência nas ferramentas de busca para auxiliarem melhor a criação de revisões sistemáticas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de ComputaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOJogos educativosJogos de computador“E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCEJAlmeida.pdfCEJAlmeida.pdfapplication/pdf799473http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5967/4/CEJAlmeida.pdf9d41e936f6699370f8393c867dfc8008MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5967/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/59672023-11-30 00:03:48.422oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
title “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
spellingShingle “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Jogos educativos
Jogos de computador
title_short “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
title_full “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
title_fullStr “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
title_full_unstemmed “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
title_sort “E quanto à produção brasileira?”: revisão sistemática sobre produção e uso de jogos educativos eletrônicos nacionais de 2013 a 2014
author Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de
author_facet Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6414560125584607
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2307612985437005
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv Bastos, Valéria
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6948667770415330
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cláuvin Erlan José da Costa Curty de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cruz, Adriano Joaquim de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7167409133883697
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Delgado, Carla Amor Divino Moreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3831909651244142
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Fábio Ferrentini
contributor_str_mv Cruz, Adriano Joaquim de Oliveira
Delgado, Carla Amor Divino Moreira
Sampaio, Fábio Ferrentini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Jogos educativos
Jogos de computador
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos de computador
description Em um começo de novo milênio globalizado e conectado, uma educação de qualidade se torna cada vez mais importante, seja do ponto de vista pessoal, regional ou mundial. Uma ferramenta pesquisada e utilizada para esse propósito, com resultados variados, são os jogos eletrônicos. Após averiguar uma falta de material existente sobre o progresso do tema como um todo no que diz respeito ao Brasil, a necessidade de ter tal material delineou o objetivo deste trabalho: avaliar como foi a criação e utilização de jogos educacionais eletrônicos brasileiros durante os anos de 2013-2014 através de uma revisão sistemática da produção de artigos sobre os mesmos. Ao fim da execução dela, foram respondidas 10 perguntas sobre tal espaço de pesquisa, descobertas questões de suma importância para o futuro da área no Brasil para serem respondidas futuramente e uma (na época em que a pesquisa foi feita) carência nas ferramentas de busca para auxiliarem melhor a criação de revisões sistemáticas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-11T17:49:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5967
url http://hdl.handle.net/11422/5967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5967/4/CEJAlmeida.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5967/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d41e936f6699370f8393c867dfc8008
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097122306490368