Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Hugo Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24206
Resumo: Os jogos educativos digitais são apontados como uma boa ferramenta quando utilizados em sala de aula, pois insere os alunos em um ambiente lúdico de aprendizagem, de maneira que, proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. No entanto, nem sempre é possível para o professor conseguir jogos que se adequam ao perfil educacional que deseja, tornando muitas vezes inviável a sua utilização no contexto escolar. Com base neste contexto, este trabalho apresenta o design e implementação de uma plataforma que visa proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de criar jogos de uma maneira simples e intuitiva, e que permita aos professores adequar o conteúdo dos jogos aos seus objetivos pedagógicos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as inovações futuras, nos campos teórico e prático, na definição de uma abordagem baseada em componentes e desenvolvimento de uma plataforma ambos promovendo o desenvolvimento de jogos digitais educativos com diferentes objetivos pedagógicos. Diante dos resultados apresentados, considera-se que a plataforma proposta em conjunto com a sua abordagem motivadora, apresentou resultados potencialmente eficazes.
id UFRN_70f6b70ef90a2dc0a9f620cfebb8d8fa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24206
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mesquita, Hugo Henrique de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6393466179728272http://lattes.cnpq.br/9520477461031645Signoretti, Albertohttp://lattes.cnpq.br/3763622223707127Silva, Thiago Reis dahttp://lattes.cnpq.br/9776112478293682Kulesza, Uirahttp://lattes.cnpq.br/0189095897739979Aranha, Eduardo Henrique da Silva2017-11-07T21:58:05Z2017-11-07T21:58:05Z2017-07-28MESQUITA, Hugo Henrique de Oliveira. Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico. 2017. 71f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24206Os jogos educativos digitais são apontados como uma boa ferramenta quando utilizados em sala de aula, pois insere os alunos em um ambiente lúdico de aprendizagem, de maneira que, proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. No entanto, nem sempre é possível para o professor conseguir jogos que se adequam ao perfil educacional que deseja, tornando muitas vezes inviável a sua utilização no contexto escolar. Com base neste contexto, este trabalho apresenta o design e implementação de uma plataforma que visa proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de criar jogos de uma maneira simples e intuitiva, e que permita aos professores adequar o conteúdo dos jogos aos seus objetivos pedagógicos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as inovações futuras, nos campos teórico e prático, na definição de uma abordagem baseada em componentes e desenvolvimento de uma plataforma ambos promovendo o desenvolvimento de jogos digitais educativos com diferentes objetivos pedagógicos. Diante dos resultados apresentados, considera-se que a plataforma proposta em conjunto com a sua abordagem motivadora, apresentou resultados potencialmente eficazes.The digital educational games are pointed out as a good tool when used in the classroom, because it inserts the students in a playful learning environment, in a way that, it provides the development of diverse abilities. However, it is not always possible for the teacher to achieve games that fit the educational profile that he or she wishes, making it often unfeasible for use in the school context. Based on this context, this work presents the design and implementation of a platform that aims to provide teachers and students with the possibility of creating games in a simple and intuitive way, and that allows teachers to adapt the content of the games to their pedagogical objectives. The results of this research contribute to future innovations in the theoretical and practical fields, in the definition of a component-based approach and the development of a platform both promoting the development of digital educational games with different pedagogical objectives. In view of the presented results, it is considered that the platform proposed together with its motivational approach, presented potentially effective results.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOJogos digitais educativosPlataforma de desenvolvimento de jogosJogos digitais no ensino básicoUma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdfHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdfapplication/pdf9863142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/1/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf24f951cddbce3a2f07fdcf75762dd3daMD51TEXTHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.txtHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain105985https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/2/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.txt22926b45506281a2bef76e31786aef0aMD52THUMBNAILHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.jpgHugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3826https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/3/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.jpgda19668222644a6fd1caf554b66328caMD53123456789/242062022-04-12 17:39:31.238oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24206Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-12T20:39:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
title Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
spellingShingle Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
Mesquita, Hugo Henrique de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Jogos digitais educativos
Plataforma de desenvolvimento de jogos
Jogos digitais no ensino básico
title_short Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
title_full Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
title_fullStr Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
title_full_unstemmed Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
title_sort Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico
author Mesquita, Hugo Henrique de Oliveira
author_facet Mesquita, Hugo Henrique de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6393466179728272
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520477461031645
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Signoretti, Alberto
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3763622223707127
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Thiago Reis da
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9776112478293682
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Kulesza, Uira
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0189095897739979
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Hugo Henrique de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
contributor_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Jogos digitais educativos
Plataforma de desenvolvimento de jogos
Jogos digitais no ensino básico
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais educativos
Plataforma de desenvolvimento de jogos
Jogos digitais no ensino básico
description Os jogos educativos digitais são apontados como uma boa ferramenta quando utilizados em sala de aula, pois insere os alunos em um ambiente lúdico de aprendizagem, de maneira que, proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. No entanto, nem sempre é possível para o professor conseguir jogos que se adequam ao perfil educacional que deseja, tornando muitas vezes inviável a sua utilização no contexto escolar. Com base neste contexto, este trabalho apresenta o design e implementação de uma plataforma que visa proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de criar jogos de uma maneira simples e intuitiva, e que permita aos professores adequar o conteúdo dos jogos aos seus objetivos pedagógicos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as inovações futuras, nos campos teórico e prático, na definição de uma abordagem baseada em componentes e desenvolvimento de uma plataforma ambos promovendo o desenvolvimento de jogos digitais educativos com diferentes objetivos pedagógicos. Diante dos resultados apresentados, considera-se que a plataforma proposta em conjunto com a sua abordagem motivadora, apresentou resultados potencialmente eficazes.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-07T21:58:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-07T21:58:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Hugo Henrique de Oliveira. Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico. 2017. 71f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24206
identifier_str_mv MESQUITA, Hugo Henrique de Oliveira. Uma abordagem para o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino básico. 2017. 71f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/1/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/2/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24206/3/HugoHenriqueDeOliveiraMesquita_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24f951cddbce3a2f07fdcf75762dd3da
22926b45506281a2bef76e31786aef0a
da19668222644a6fd1caf554b66328ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117798257754112