Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9094 |
Resumo: | Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas. |
id |
UFRJ_3a7bd527ad7a2e3f36f389c9ef481607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/9094 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de CuritibaAeroportosCurvas de RuídoPlano Específico de Zoneamento de RuídoSimulação ComputacionalRegulamento Brasileiro de Aviação Civil 161CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICANos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJSlama, Jules GhislainPinto, Fernando Augusto Noronha CastroMusafir, Ricardo EduardoGonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes2019-08-07T11:55:52Z2023-12-21T03:00:31Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
title |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
spellingShingle |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes Aeroportos Curvas de Ruído Plano Específico de Zoneamento de Ruído Simulação Computacional Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161 CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
title_short |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
title_full |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
title_fullStr |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
title_sort |
Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba |
author |
Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes |
author_facet |
Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Slama, Jules Ghislain Pinto, Fernando Augusto Noronha Castro Musafir, Ricardo Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeroportos Curvas de Ruído Plano Específico de Zoneamento de Ruído Simulação Computacional Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161 CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
topic |
Aeroportos Curvas de Ruído Plano Específico de Zoneamento de Ruído Simulação Computacional Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161 CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
description |
Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04 2019-08-07T11:55:52Z 2023-12-21T03:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/9094 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/9094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455993479299072 |