Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9094
Resumo: Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas.
id UFRJ_3a7bd527ad7a2e3f36f389c9ef481607
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9094
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de CuritibaAeroportosCurvas de RuídoPlano Específico de Zoneamento de RuídoSimulação ComputacionalRegulamento Brasileiro de Aviação Civil 161CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICANos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJSlama, Jules GhislainPinto, Fernando Augusto Noronha CastroMusafir, Ricardo EduardoGonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes2019-08-07T11:55:52Z2023-12-21T03:00:31Z2013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
title Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
spellingShingle Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes
Aeroportos
Curvas de Ruído
Plano Específico de Zoneamento de Ruído
Simulação Computacional
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
title_full Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
title_fullStr Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
title_full_unstemmed Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
title_sort Análise do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°161 com aplicação no caso do aeroporto de Curitiba
author Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes
author_facet Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Slama, Jules Ghislain
Pinto, Fernando Augusto Noronha Castro
Musafir, Ricardo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Lucas Ribeiro Gomes Cifuentes
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Curvas de Ruído
Plano Específico de Zoneamento de Ruído
Simulação Computacional
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Aeroportos
Curvas de Ruído
Plano Específico de Zoneamento de Ruído
Simulação Computacional
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 161
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description Nos últimos anos, a utilização dos transportes aéreos tem aumentado cada vez mais. Neste trabalho, discorreremos sobre as normas e regulamentos, no que diz respeito de níveis de som e ruído, e em seguida entraremos em detalhes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 161, que foi criado em 2011 para atualizar a antiga portaria 1141/GM5. Explicaremos de modo detalhado, suas etapas e em seguidas seguiremos o regulamento na realização de um Plano de Zoneamento de Ruído. Será feita uma simulação por meio de programa computacional, para que sejam identificadas as curvas de ruído, utilizando a metodologia pedida no regulamento, em seguida são identificados pontos, tais como escolas e hospitais, que serão investigados para sabermos se estão de acordo com o regulamento ou não, caso negativo, são indicadas as atitudes que devem ser tomadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04
2019-08-07T11:55:52Z
2023-12-21T03:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9094
url http://hdl.handle.net/11422/9094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455993479299072