Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thalles Costa Da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11942
Resumo: Com a crescente globalização cada vez mais são necessários meios de transportes ágeis para melhorar a dinâmica atual das comunicações entre países. Cada vez mais pessoas viajam para outros países para o aperfeiçoamento profissional ou por outros motivos de trabalho ou lazer. Em consequência disso gradualmente a infraestrutura de transportes vem sendo associada ao desenvolvimento regional de cidades principalmente quando se trata da infraestrutura aeroportuária. Entretanto mesmo tendo várias características positivas a infraestrutura aeroportuária e as operações se suas aeronaves apresentam vários malefícios entre eles está o ruído aeronáutico, que devido a integração do aeroporto com outros modais, muitas vezes ficam perto de comunidades que recebem o impacto diretamente. A exposição constante a ruídos de uma maneira geral pode causar distúrbios cognitivos, stress, elevação da pressão arterial, queda na produtividade entre outros. Sob tal ótica estudos sobre o impacto desse tipo de poluição vem apresentando crescente demanda. Este trabalho tem como objetivo a análise desses externalidades negativas: o ruído aeroportuário. As externalidades negativas que foram analisadas são referentes ao aeroporto internacional de Florianópolis- Hercílio Luz. Com o uso das métricas DNL referentes a curvas de ruídos foram estimadas a população é exposta e o nível de incomodo gerado pelas atividades aeroportuárias, também foram gerados mapas de influem de ruído evidenciando a atuação de cada DNL. Os resultados mesmo estando dentro dos limites exigidos pela norma ainda apresentaram um grau de incomodo sonoro na população.
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Entretanto mesmo tendo várias características positivas a infraestrutura aeroportuária e as operações se suas aeronaves apresentam vários malefícios entre eles está o ruído aeronáutico, que devido a integração do aeroporto com outros modais, muitas vezes ficam perto de comunidades que recebem o impacto diretamente. A exposição constante a ruídos de uma maneira geral pode causar distúrbios cognitivos, stress, elevação da pressão arterial, queda na produtividade entre outros. Sob tal ótica estudos sobre o impacto desse tipo de poluição vem apresentando crescente demanda. Este trabalho tem como objetivo a análise desses externalidades negativas: o ruído aeroportuário. As externalidades negativas que foram analisadas são referentes ao aeroporto internacional de Florianópolis- Hercílio Luz. Com o uso das métricas DNL referentes a curvas de ruídos foram estimadas a população é exposta e o nível de incomodo gerado pelas atividades aeroportuárias, também foram gerados mapas de influem de ruído evidenciando a atuação de cada DNL. Os resultados mesmo estando dentro dos limites exigidos pela norma ainda apresentaram um grau de incomodo sonoro na população.With increasing globalization, agile transport means are needed to improve the current communication dynamics between countries. More and more people travel to other countries for professional development or for other reasons of work or leisure. As a result of this, transport infrastructure has gradually become associated with the regional development of cities, especially when it comes to airport infrastructure. However although having several positive features the airport infrastructure and operations if their aircraft present several harms among them is the aeronautical noise, which due to the integration of the airport with other modalities, are often close to communities that receive the direct impact. Constant exposure to noise in general can cause cognitive disturbances, stress, elevated blood pressure, decreased productivity, and so on. Studies of the impact of this type of pollution have been increasing in demand. This work aims to analyze these negative externalities: airport noise. The negative externalities that will be analyzed are related to the Florianópolis-Hercílio Luz International Airport. Using the DNL metrics for noise curves, the amount of noise that the population was exposed and the level of inconvenience generated by the airport activities were analyzed. noise influence maps were generated evidencing the performance of each DNL. The results, despite being within the limits required by the standard, still presented a degree of sonorous discomfort in the population.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-03-19T17:41:13Z No. of bitstreams: 1 ThallesCostaDaSilvaTCCGraduacao2017.pdf: 1109728 bytes, checksum: b535dedbc38d8ce1b161ab9ef4ef0958 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-03-20T14:19:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ThallesCostaDaSilvaTCCGraduacao2017.pdf: 1109728 bytes, checksum: b535dedbc38d8ce1b161ab9ef4ef0958 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-20T14:19:20Z (GMT). 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With increasing globalization, agile transport means are needed to improve the current communication dynamics between countries. More and more people travel to other countries for professional development or for other reasons of work or leisure. As a result of this, transport infrastructure has gradually become associated with the regional development of cities, especially when it comes to airport infrastructure. However although having several positive features the airport infrastructure and operations if their aircraft present several harms among them is the aeronautical noise, which due to the integration of the airport with other modalities, are often close to communities that receive the direct impact. Constant exposure to noise in general can cause cognitive disturbances, stress, elevated blood pressure, decreased productivity, and so on. Studies of the impact of this type of pollution have been increasing in demand. This work aims to analyze these negative externalities: airport noise. The negative externalities that will be analyzed are related to the Florianópolis-Hercílio Luz International Airport. Using the DNL metrics for noise curves, the amount of noise that the population was exposed and the level of inconvenience generated by the airport activities were analyzed. noise influence maps were generated evidencing the performance of each DNL. The results, despite being within the limits required by the standard, still presented a degree of sonorous discomfort in the population.
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