O uso de mídia radiofônica nas aulas de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Érica Azevedo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6375
Resumo: De acordo com referências feitas em artigos na Revista Química Nova na Escola as dificuldades que os alunos enfrentam para aprender química é um dos assuntos mais estudados nas questões pedagógicas atualmente (SANTOS; SCHNETZLER, 2003), em função disso, busca-se incessantemente recursos que possam auxiliar os professores no ensino de seus conteúdos e melhorar a compreensão dos mesmos pelos alunos. O uso dos recursos audiovisuais em sala de aula é um tema bastante importante, pois estamos em um meio onde a sociedade cada vez mais faz uso contínuo da imagem e do som para captar qualquer tipo de informação. O uso de recursos audiovisuais no âmbito da educação é conhecido há muito tempo desde a década de 30 (quando o veículo de rádio começou a se desenvolver). No Brasil o recurso teve início com a entrada de projetos de programas de rádio como método para disseminar a cultura e educação (como por exemplo, o Projeto Minerva). Este trabalho mostra a aplicação dos recursos radiofônicos atuando como suportes nas aulas de Química, tendo como finalidade a construção do conhecimento e potencialização da qualidade do aproveitamento escolar, utilizando como alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio, rede pública e particular, tendo em vista os conteúdos programáticos escolares.
id UFRJ_3f473cdc26b5809540bd4308132fd06a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6375
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O uso de mídia radiofônica nas aulas de químicaRadioEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADe acordo com referências feitas em artigos na Revista Química Nova na Escola as dificuldades que os alunos enfrentam para aprender química é um dos assuntos mais estudados nas questões pedagógicas atualmente (SANTOS; SCHNETZLER, 2003), em função disso, busca-se incessantemente recursos que possam auxiliar os professores no ensino de seus conteúdos e melhorar a compreensão dos mesmos pelos alunos. O uso dos recursos audiovisuais em sala de aula é um tema bastante importante, pois estamos em um meio onde a sociedade cada vez mais faz uso contínuo da imagem e do som para captar qualquer tipo de informação. O uso de recursos audiovisuais no âmbito da educação é conhecido há muito tempo desde a década de 30 (quando o veículo de rádio começou a se desenvolver). No Brasil o recurso teve início com a entrada de projetos de programas de rádio como método para disseminar a cultura e educação (como por exemplo, o Projeto Minerva). Este trabalho mostra a aplicação dos recursos radiofônicos atuando como suportes nas aulas de Química, tendo como finalidade a construção do conhecimento e potencialização da qualidade do aproveitamento escolar, utilizando como alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio, rede pública e particular, tendo em vista os conteúdos programáticos escolares.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMatos, João Augusto de Mello Gouveiahttp://lattes.cnpq.br/7000437228834527Farias, Florence Moellmann Cordeiro dehttp://lattes.cnpq.br/0084501437929831Silva, Joab Trajanohttp://lattes.cnpq.br/0836964905424972Souza, Érica Azevedo de2019-02-05T00:16:49Z2023-12-21T03:00:58Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6375Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
title O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
spellingShingle O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
Souza, Érica Azevedo de
Radio
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
title_full O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
title_fullStr O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
title_full_unstemmed O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
title_sort O uso de mídia radiofônica nas aulas de química
author Souza, Érica Azevedo de
author_facet Souza, Érica Azevedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Augusto de Mello Gouveia
http://lattes.cnpq.br/7000437228834527
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
http://lattes.cnpq.br/0084501437929831
Silva, Joab Trajano
http://lattes.cnpq.br/0836964905424972
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Érica Azevedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Radio
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Radio
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description De acordo com referências feitas em artigos na Revista Química Nova na Escola as dificuldades que os alunos enfrentam para aprender química é um dos assuntos mais estudados nas questões pedagógicas atualmente (SANTOS; SCHNETZLER, 2003), em função disso, busca-se incessantemente recursos que possam auxiliar os professores no ensino de seus conteúdos e melhorar a compreensão dos mesmos pelos alunos. O uso dos recursos audiovisuais em sala de aula é um tema bastante importante, pois estamos em um meio onde a sociedade cada vez mais faz uso contínuo da imagem e do som para captar qualquer tipo de informação. O uso de recursos audiovisuais no âmbito da educação é conhecido há muito tempo desde a década de 30 (quando o veículo de rádio começou a se desenvolver). No Brasil o recurso teve início com a entrada de projetos de programas de rádio como método para disseminar a cultura e educação (como por exemplo, o Projeto Minerva). Este trabalho mostra a aplicação dos recursos radiofônicos atuando como suportes nas aulas de Química, tendo como finalidade a construção do conhecimento e potencialização da qualidade do aproveitamento escolar, utilizando como alvo alunos do 2º ano do Ensino Médio, rede pública e particular, tendo em vista os conteúdos programáticos escolares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-02-05T00:16:49Z
2023-12-21T03:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6375
url http://hdl.handle.net/11422/6375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981133365248