Comunicação de crise: o caso TAM 402

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Bruna Cantanhêde
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6240
Resumo: Apresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos.
id UFRJ_3fe3a7f1ea7995fe782f14a4a2b73c8c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6240
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Comunicação de crise: o caso TAM 402Comunicação organizacionalImagem organizacionalReputaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOApresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJNóra, Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Barbosa, Marialva Carloshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Fernandez Júnior, Fernando Ewertonhttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Abreu, Bruna Cantanhêde2019-01-25T16:39:17Z2023-12-21T03:03:57Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação de crise: o caso TAM 402
title Comunicação de crise: o caso TAM 402
spellingShingle Comunicação de crise: o caso TAM 402
Abreu, Bruna Cantanhêde
Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Reputação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Comunicação de crise: o caso TAM 402
title_full Comunicação de crise: o caso TAM 402
title_fullStr Comunicação de crise: o caso TAM 402
title_full_unstemmed Comunicação de crise: o caso TAM 402
title_sort Comunicação de crise: o caso TAM 402
author Abreu, Bruna Cantanhêde
author_facet Abreu, Bruna Cantanhêde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóra, Gabriela
http://lattes.cnpq.br/9743115177041525
Barbosa, Marialva Carlos
http://lattes.cnpq.br/9819532476888552
Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
http://lattes.cnpq.br/7356730160050199
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Bruna Cantanhêde
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Reputação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Reputação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Apresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
2019-01-25T16:39:17Z
2023-12-21T03:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/6240
identifier_str_mv ABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/6240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455962153091072