Comunicação de crise: o caso TAM 402
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6240 |
Resumo: | Apresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos. |
id |
UFRJ_3fe3a7f1ea7995fe782f14a4a2b73c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6240 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação de crise: o caso TAM 402Comunicação organizacionalImagem organizacionalReputaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOApresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJNóra, Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Barbosa, Marialva Carloshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Fernandez Júnior, Fernando Ewertonhttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199Abreu, Bruna Cantanhêde2019-01-25T16:39:17Z2023-12-21T03:03:57Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
title |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
spellingShingle |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 Abreu, Bruna Cantanhêde Comunicação organizacional Imagem organizacional Reputação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
title_full |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
title_fullStr |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
title_full_unstemmed |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
title_sort |
Comunicação de crise: o caso TAM 402 |
author |
Abreu, Bruna Cantanhêde |
author_facet |
Abreu, Bruna Cantanhêde |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nóra, Gabriela http://lattes.cnpq.br/9743115177041525 Barbosa, Marialva Carlos http://lattes.cnpq.br/9819532476888552 Fernandez Júnior, Fernando Ewerton http://lattes.cnpq.br/7356730160050199 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Bruna Cantanhêde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Imagem organizacional Reputação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Comunicação organizacional Imagem organizacional Reputação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Apresenta os principais conceitos e reflexões relacionados às crises de imagem, e suas consequências e efeitos na comunicação organizacional de uma empresa. Para isso, foi estudada a importância dos boatos para a disseminação das crises, como age a mídia em uma crise e, mais importante, como a internet mudou e continua mudando a forma como crises de imagem acontecem e são gerenciadas. O caso do voo TAM 402, que caiu em 1996 em São Paulo, e gerou a maior crise de imagem da aviação civil brasileira. O caso, considerado um sucesso de gerenciamento de crise será analisado através do vice-presidente da companhia e porta-voz do gerenciamento, Luís Eduardo de Falco, em depoimento ao pesquisador Mário Rosa, em seu livro “A Era do Escândalo”. Através desse caso, será feita, então, uma comparação com casos de gerenciamento de crises atuais, para se entender quais foram as mudanças que ocorreram na comunicação de crise nos últimos vinte anos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 2019-01-25T16:39:17Z 2023-12-21T03:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/6240 |
identifier_str_mv |
ABREU, Bruna Cantanhêde. Comunicação de crise: o caso TAM 402. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455962153091072 |