Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paula Karoline de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11294
Resumo: As obras de Eliseu Visconti, especificamente suas pinturas de nus femininos realizadas no final do século XIX na França, são o objeto dessa pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos a vinda de Visconti para o Brasil, sua formação acadêmica no Rio de Janeiro e suas realizações como aluno até ser laureado com o prêmio de viagem à Europa em 1892. No segundo capítulo tratamos do nu feminino na arte no final do século XIX, expondo a complexidade desse período no qual se observa uma abundante produção artística de nus femininos, ao mesmo tempo em que as mulheres enfrentavam as limitações impostas por uma sociedade patriarcal. No terceiro e último capítulo analisamos alguns nus de Visconti comparando-os com obras similares de seus contemporâneos. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto Eliseu Visconti foi original e brilhante em suas escolhas artísticas.
id UFRJ_85794f13cd0e183a9efb1e3c81d70327
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11294
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Paula Karoline dehttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106Cavalcanti, Ana Maria Tavares2020-02-10T16:12:59Z2023-11-30T03:03:48Z2019CARVALHO, Paula Karoline de. Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11294Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-02-10T16:12:59Z No. of bitstreams: 1 PKCarvalho.pdf: 1347726 bytes, checksum: 1c9adb66f7f06242ec456879062a7de4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-10T16:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PKCarvalho.pdf: 1347726 bytes, checksum: 1c9adb66f7f06242ec456879062a7de4 (MD5) Previous issue date: 2019As obras de Eliseu Visconti, especificamente suas pinturas de nus femininos realizadas no final do século XIX na França, são o objeto dessa pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos a vinda de Visconti para o Brasil, sua formação acadêmica no Rio de Janeiro e suas realizações como aluno até ser laureado com o prêmio de viagem à Europa em 1892. No segundo capítulo tratamos do nu feminino na arte no final do século XIX, expondo a complexidade desse período no qual se observa uma abundante produção artística de nus femininos, ao mesmo tempo em que as mulheres enfrentavam as limitações impostas por uma sociedade patriarcal. No terceiro e último capítulo analisamos alguns nus de Visconti comparando-os com obras similares de seus contemporâneos. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto Eliseu Visconti foi original e brilhante em suas escolhas artísticas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEliseu ViscontiPinturaNu femininoErotismoFinal do século XIXEliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPKCarvalho.pdfPKCarvalho.pdfapplication/pdf1347726http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11294/1/PKCarvalho.pdf1c9adb66f7f06242ec456879062a7de4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11294/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/112942023-11-30 00:03:48.368oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
title Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
spellingShingle Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
Carvalho, Paula Karoline de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Eliseu Visconti
Pintura
Nu feminino
Erotismo
Final do século XIX
title_short Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
title_full Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
title_fullStr Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
title_full_unstemmed Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
title_sort Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
author Carvalho, Paula Karoline de
author_facet Carvalho, Paula Karoline de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3589319848375106
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Paula Karoline de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
contributor_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Eliseu Visconti
Pintura
Nu feminino
Erotismo
Final do século XIX
dc.subject.por.fl_str_mv Eliseu Visconti
Pintura
Nu feminino
Erotismo
Final do século XIX
description As obras de Eliseu Visconti, especificamente suas pinturas de nus femininos realizadas no final do século XIX na França, são o objeto dessa pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos a vinda de Visconti para o Brasil, sua formação acadêmica no Rio de Janeiro e suas realizações como aluno até ser laureado com o prêmio de viagem à Europa em 1892. No segundo capítulo tratamos do nu feminino na arte no final do século XIX, expondo a complexidade desse período no qual se observa uma abundante produção artística de nus femininos, ao mesmo tempo em que as mulheres enfrentavam as limitações impostas por uma sociedade patriarcal. No terceiro e último capítulo analisamos alguns nus de Visconti comparando-os com obras similares de seus contemporâneos. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto Eliseu Visconti foi original e brilhante em suas escolhas artísticas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T16:12:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Paula Karoline de. Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11294
identifier_str_mv CARVALHO, Paula Karoline de. Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/11294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11294/1/PKCarvalho.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11294/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9adb66f7f06242ec456879062a7de4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097176558764032