Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1327 |
Resumo: | Analisa as diferenças e semelhanças entre o discurso sobre a homossexualidade feminina presente no imaginários popular e aquele reproduzido na mídia de massa brasileira. Os objetos do estudo são as telenovelas Em Família, de 2014, e Babilônia, de 2015, ambas populares e recentes telenovelas brasileiras veiculadas no horário nobre da Rede Globo. Através dos estudos sobre mediações de Jesus Martin-Barbero, o primeiro capítulo faz um panorama da linguagem do melodrama do teatro popular à televisão e das personagens lésbicas nas produções teledramatúrgicas. Com base na teoria Queer, o segundo capítulo consiste em uma análise de alguns dos principais discursos que interagem com o da homossexualidade feminina, montando assim um quadro geral sobre o movimento LGBT no Brasil e os discursos sobre gênero e sexo. Já a última parte da dissertação bisca explorar os encontros das figuras recorrentes nos discursos da homossexualidade feminina e do melodrama e suas relações com as figuras e os discursos sobre o mesmo tema apresentados nas telenovelas. A pesquisa teórica em diálogo com uma análise de conteúdo das obras selecionadas concluiu que, dentro da lógica da teoria Queer, as quatro personagens analisadas pouco desafiam, à seus próprios modos, figuras menores presentes no discurso normativo da homossexualidade feminina, abordando temas pertinentes para a desconstrução do imaginário coletivo sobre a homossexualidade feminina. |
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Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em FamíliaTelenovelaAspecto SocialHomossexualidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnalisa as diferenças e semelhanças entre o discurso sobre a homossexualidade feminina presente no imaginários popular e aquele reproduzido na mídia de massa brasileira. Os objetos do estudo são as telenovelas Em Família, de 2014, e Babilônia, de 2015, ambas populares e recentes telenovelas brasileiras veiculadas no horário nobre da Rede Globo. Através dos estudos sobre mediações de Jesus Martin-Barbero, o primeiro capítulo faz um panorama da linguagem do melodrama do teatro popular à televisão e das personagens lésbicas nas produções teledramatúrgicas. Com base na teoria Queer, o segundo capítulo consiste em uma análise de alguns dos principais discursos que interagem com o da homossexualidade feminina, montando assim um quadro geral sobre o movimento LGBT no Brasil e os discursos sobre gênero e sexo. Já a última parte da dissertação bisca explorar os encontros das figuras recorrentes nos discursos da homossexualidade feminina e do melodrama e suas relações com as figuras e os discursos sobre o mesmo tema apresentados nas telenovelas. A pesquisa teórica em diálogo com uma análise de conteúdo das obras selecionadas concluiu que, dentro da lógica da teoria Queer, as quatro personagens analisadas pouco desafiam, à seus próprios modos, figuras menores presentes no discurso normativo da homossexualidade feminina, abordando temas pertinentes para a desconstrução do imaginário coletivo sobre a homossexualidade feminina.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJNolasco, Sócrates Alvareshttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971Gerheim, Fernando Souzahttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Lopes, Camila Patrocínio2017-01-30T18:10:28Z2023-12-21T03:02:31Z2016-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLOPES, Camila Patrocínio. Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/1327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1327Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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