Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Barauna de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8456
Resumo: O objetivo geral é discutir o papel do Serviço Social como um ator também importante no enfrentamento do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Seguindo essa relação, é destacada a importância da existência da articulação de todos os setores responsáveis que trabalham desde o planejamento de ações de enfrentamento, até o resgate e acompanhamento das vítimas. O Tráfico de Pessoas é um fenômeno presente no mundo todo. Esse crime vem caracterizado pela comercialização de seres humanos e a modalidade pesquisada nessa monografia é a exploração sexual. São demonstrados diferentes tipos de violações que afetam as vítimas de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e evidencia no que a política de assistência social pode somar para a reestruturação social desse indivíduo. Por fim, será apresentada uma pesquisa de dados e registros que somente evidenciam a realidade vivenciada por inúmeras pessoas e que por isso, o trabalho necessário para a erradicação desse fenômeno deve ter toda atenção dos órgãos já responsáveis para esse enfrentamento, bem como a junção ou o fortalecimento de novas articulações como o serviço social.
id UFRJ_4900a9d398de2b54ef9661929157fdb4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8456
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamentoTráfico humanoExploração sexualEnfrentamentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOO objetivo geral é discutir o papel do Serviço Social como um ator também importante no enfrentamento do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Seguindo essa relação, é destacada a importância da existência da articulação de todos os setores responsáveis que trabalham desde o planejamento de ações de enfrentamento, até o resgate e acompanhamento das vítimas. O Tráfico de Pessoas é um fenômeno presente no mundo todo. Esse crime vem caracterizado pela comercialização de seres humanos e a modalidade pesquisada nessa monografia é a exploração sexual. São demonstrados diferentes tipos de violações que afetam as vítimas de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e evidencia no que a política de assistência social pode somar para a reestruturação social desse indivíduo. Por fim, será apresentada uma pesquisa de dados e registros que somente evidenciam a realidade vivenciada por inúmeras pessoas e que por isso, o trabalho necessário para a erradicação desse fenômeno deve ter toda atenção dos órgãos já responsáveis para esse enfrentamento, bem como a junção ou o fortalecimento de novas articulações como o serviço social.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Serviço SocialUFRJMorgado, Rosanahttp://lattes.cnpq.br/4281701886369977Teixeira, Leile Silvia Candidohttp://lattes.cnpq.br/0615960913663227Souza, Fátima Valéria Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/8472238701407999Souza, Carolina Barauna de2019-06-13T14:39:00Z2023-12-21T03:06:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Carolina Barauna de. Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/8456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8456Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
title Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
spellingShingle Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
Souza, Carolina Barauna de
Tráfico humano
Exploração sexual
Enfrentamento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
title_short Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
title_full Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
title_fullStr Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
title_full_unstemmed Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
title_sort Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento
author Souza, Carolina Barauna de
author_facet Souza, Carolina Barauna de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Rosana
http://lattes.cnpq.br/4281701886369977
Teixeira, Leile Silvia Candido
http://lattes.cnpq.br/0615960913663227
Souza, Fátima Valéria Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/8472238701407999
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carolina Barauna de
dc.subject.por.fl_str_mv Tráfico humano
Exploração sexual
Enfrentamento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
topic Tráfico humano
Exploração sexual
Enfrentamento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
description O objetivo geral é discutir o papel do Serviço Social como um ator também importante no enfrentamento do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. Seguindo essa relação, é destacada a importância da existência da articulação de todos os setores responsáveis que trabalham desde o planejamento de ações de enfrentamento, até o resgate e acompanhamento das vítimas. O Tráfico de Pessoas é um fenômeno presente no mundo todo. Esse crime vem caracterizado pela comercialização de seres humanos e a modalidade pesquisada nessa monografia é a exploração sexual. São demonstrados diferentes tipos de violações que afetam as vítimas de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e evidencia no que a política de assistência social pode somar para a reestruturação social desse indivíduo. Por fim, será apresentada uma pesquisa de dados e registros que somente evidenciam a realidade vivenciada por inúmeras pessoas e que por isso, o trabalho necessário para a erradicação desse fenômeno deve ter toda atenção dos órgãos já responsáveis para esse enfrentamento, bem como a junção ou o fortalecimento de novas articulações como o serviço social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-13T14:39:00Z
2023-12-21T03:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Carolina Barauna de. Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/8456
identifier_str_mv SOUZA, Carolina Barauna de. Tráfico de pessoas para fins de exploração sexual: desafios para o enfrentamento. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/8456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Serviço Social
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964380266496