Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3132 |
Resumo: | Analisa os mecanismos de hegemonização de determinada perspectiva de “qualidade” da educação básica pública brasileira. Desta forma intenta-se obter um maior esclarecimento sobre o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e suas ferramentas difusoras de uma concepção particular de qualidade. Nesse contexto o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), criado em meio a um conjunto de políticas educacionais do governo de Fernando Haddad voltado para o suposto “desenvolvimento da educação”, exerce papel central no processo de hegemonização da perspectiva empresarial de “qualidade” para educação. O interesse pelo estudo é motivado pela ausência de debates mais amplos sobre a temática em questão. Tendo em vista a existência de um processo de construção de um consenso em torno de uma determinada concepção de ‘qualidade’ da educação pública brasileira, consideramos importante ressaltar que a temática “qualidade” da educação pública situa-se num campo de disputas e correlações de forças. O estudo pauta-se na monografia de base, organizando informações prévias que servirão de base para futuros estudos. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema e, num segundo momento, trabalhamos com análises das reportagens realizadas pelo TPE, identificando os veículos, a abrangência e o volume de exposição. O estudo pretende contribuir como um encaminhamento para uma maior compreensão do TPE e de suas ferramentas de difusão da concepção particular de “qualidade” de educação. |
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Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educaçãoEnsino fundamentalQualidade da educaçãoPolíticas públicasPolítica educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALAnalisa os mecanismos de hegemonização de determinada perspectiva de “qualidade” da educação básica pública brasileira. Desta forma intenta-se obter um maior esclarecimento sobre o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e suas ferramentas difusoras de uma concepção particular de qualidade. Nesse contexto o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), criado em meio a um conjunto de políticas educacionais do governo de Fernando Haddad voltado para o suposto “desenvolvimento da educação”, exerce papel central no processo de hegemonização da perspectiva empresarial de “qualidade” para educação. O interesse pelo estudo é motivado pela ausência de debates mais amplos sobre a temática em questão. Tendo em vista a existência de um processo de construção de um consenso em torno de uma determinada concepção de ‘qualidade’ da educação pública brasileira, consideramos importante ressaltar que a temática “qualidade” da educação pública situa-se num campo de disputas e correlações de forças. O estudo pauta-se na monografia de base, organizando informações prévias que servirão de base para futuros estudos. Sendo assim, realizamos uma revisão de literatura sobre o tema e, num segundo momento, trabalhamos com análises das reportagens realizadas pelo TPE, identificando os veículos, a abrangência e o volume de exposição. O estudo pretende contribuir como um encaminhamento para uma maior compreensão do TPE e de suas ferramentas de difusão da concepção particular de “qualidade” de educação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMotta, Vania Cardoso dahttp://lattes.cnpq.br/9019395807508288Cardoso, Ana Carolina da Silva2017-11-09T10:34:36Z2023-12-21T03:03:50Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARDOSO, Ana Carolina da Silva. Busca de consenso sobre a qualidade da educação pública brasileira: o Todos Pela Educação por uma perspectiva hegemônica de educação. 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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