A decisão de compra da linha sustentável de uma marca de vestuário feminino no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15099 |
Resumo: | A relação entre a moda e o consumo vem sofrendo diversas mudanças ao longo dos anos. Atualmente, o modelo de fast fashion – predominante na indústria do vestuário – aliado ao consumismo, é responsável por uma parcela significativa do impacto causado ao meio ambiente. Há alguns anos, a indústria da moda já é conhecida por ter uma cadeia de produção com irregularidades quanto às questões sociais e condições de trabalho. No entanto, além da questão do impacto social, o consumidor passou a olhar com maior atenção para os impactos negativos gerados no meio ambiente. A medida em que a sustentabilidade ganhou espaço no mercado da moda, diversas marcas, inclusive as adeptas do modelo fast fashion, começaram a repensar a forma de produção de alguns produtos e fizeram mudanças nas suas coleções, buscando inserir ou substituir produtos tradicionais de algumas linhas específicas, como o jeans, por roupas que utilizem matéria-prima produzida de maneira ecológica e com um modo de produção que cause menor impacto ao meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da variável sustentabilidade da decisão de compra da linha sustentável de uma marca de vestuário feminino no Rio de Janeiro. A partir das entrevistas realizadas com as consumidoras da linha analisada, buscou-se entender o conhecimento e a preocupação das mesmas em relação à sustentabilidade, principalmente no segmento do vestuário, e se, de fato, a variável sustentabilidade influenciou a aquisição do produto. De uma forma geral, percebe-se que as entrevistadas possuem, em níveis diferentes, uma preocupação com a sustentabilidade na decisão de compra e conhecimento sobre o que seria uma moda sustentável. No entanto, foi constatada a falta de opções de roupas com essa característica e a falta de comunicação por parte das marcas sobre suas peças sustentáveis. |
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No. of bitstreams: 1 RXTaquary.pdf: 403217 bytes, checksum: 8c3841931bba630621457c721d770893 (MD5) Previous issue date: 2020A relação entre a moda e o consumo vem sofrendo diversas mudanças ao longo dos anos. Atualmente, o modelo de fast fashion – predominante na indústria do vestuário – aliado ao consumismo, é responsável por uma parcela significativa do impacto causado ao meio ambiente. Há alguns anos, a indústria da moda já é conhecida por ter uma cadeia de produção com irregularidades quanto às questões sociais e condições de trabalho. No entanto, além da questão do impacto social, o consumidor passou a olhar com maior atenção para os impactos negativos gerados no meio ambiente. A medida em que a sustentabilidade ganhou espaço no mercado da moda, diversas marcas, inclusive as adeptas do modelo fast fashion, começaram a repensar a forma de produção de alguns produtos e fizeram mudanças nas suas coleções, buscando inserir ou substituir produtos tradicionais de algumas linhas específicas, como o jeans, por roupas que utilizem matéria-prima produzida de maneira ecológica e com um modo de produção que cause menor impacto ao meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da variável sustentabilidade da decisão de compra da linha sustentável de uma marca de vestuário feminino no Rio de Janeiro. A partir das entrevistas realizadas com as consumidoras da linha analisada, buscou-se entender o conhecimento e a preocupação das mesmas em relação à sustentabilidade, principalmente no segmento do vestuário, e se, de fato, a variável sustentabilidade influenciou a aquisição do produto. 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