Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23132 |
Resumo: | O presente estudo se debruça no estudo do mercado fonográfico tendo como escopo a análise dos serviço de streaming Spotify que revela como um modelo de negócio inovador que serviu de inspiração no que diz respeito à distribuição de bens culturais, em específico a música gravada. Ao longo do estudo fez se necessário discorrer sobre o contexto da crise da indústria da música em decorrência do advento das tecnologias digitais que trouxeram novos formatos de se armazenar música e conflitos relacionados às grandes gravadoras, revelando para o Spotify, como serviço de streaming, uma oportunidade para implementar seu negócio de distribuição mudando os paradigmas desse mercado a partir da monetização sobre o acesso a um vasto catálogo ao invés de vender um produto unitário. A estratégia do Spotify de alcançar seu público se baseia em seus mecanismos de recomendação que conseguem entregar aos seus usuários uma experiência personalizada por meio de playlists curadas pelos algoritmos. O estudo fará a investigação acerca da ferramenta de mecanismo de recomendação denominada Descoberta da Semana por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão da literatura averiguando a eficiência da playlist como vantagem competitiva. |
id |
UFRJ_4ceaea0d977a150dc5ad6b8a323314a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/23132 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitivaIndústria fonográficaStreamingSpotifyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO presente estudo se debruça no estudo do mercado fonográfico tendo como escopo a análise dos serviço de streaming Spotify que revela como um modelo de negócio inovador que serviu de inspiração no que diz respeito à distribuição de bens culturais, em específico a música gravada. Ao longo do estudo fez se necessário discorrer sobre o contexto da crise da indústria da música em decorrência do advento das tecnologias digitais que trouxeram novos formatos de se armazenar música e conflitos relacionados às grandes gravadoras, revelando para o Spotify, como serviço de streaming, uma oportunidade para implementar seu negócio de distribuição mudando os paradigmas desse mercado a partir da monetização sobre o acesso a um vasto catálogo ao invés de vender um produto unitário. A estratégia do Spotify de alcançar seu público se baseia em seus mecanismos de recomendação que conseguem entregar aos seus usuários uma experiência personalizada por meio de playlists curadas pelos algoritmos. O estudo fará a investigação acerca da ferramenta de mecanismo de recomendação denominada Descoberta da Semana por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão da literatura averiguando a eficiência da playlist como vantagem competitiva.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJNunes, Geraldo Luiz dos Reishttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381Lee, Pedro Jun Rah Patricio2024-07-15T12:51:53Z2024-07-17T03:00:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEE, Pedro Jun Rah Patricio. Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/23132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-07-17T03:00:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:31:48.316682Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
title |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
spellingShingle |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva Lee, Pedro Jun Rah Patricio Indústria fonográfica Streaming Spotify CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
title_full |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
title_fullStr |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
title_full_unstemmed |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
title_sort |
Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva |
author |
Lee, Pedro Jun Rah Patricio |
author_facet |
Lee, Pedro Jun Rah Patricio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Geraldo Luiz dos Reis http://lattes.cnpq.br/5670552008031381 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lee, Pedro Jun Rah Patricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria fonográfica Streaming Spotify CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Indústria fonográfica Streaming Spotify CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O presente estudo se debruça no estudo do mercado fonográfico tendo como escopo a análise dos serviço de streaming Spotify que revela como um modelo de negócio inovador que serviu de inspiração no que diz respeito à distribuição de bens culturais, em específico a música gravada. Ao longo do estudo fez se necessário discorrer sobre o contexto da crise da indústria da música em decorrência do advento das tecnologias digitais que trouxeram novos formatos de se armazenar música e conflitos relacionados às grandes gravadoras, revelando para o Spotify, como serviço de streaming, uma oportunidade para implementar seu negócio de distribuição mudando os paradigmas desse mercado a partir da monetização sobre o acesso a um vasto catálogo ao invés de vender um produto unitário. A estratégia do Spotify de alcançar seu público se baseia em seus mecanismos de recomendação que conseguem entregar aos seus usuários uma experiência personalizada por meio de playlists curadas pelos algoritmos. O estudo fará a investigação acerca da ferramenta de mecanismo de recomendação denominada Descoberta da Semana por meio de uma pesquisa qualitativa envolvendo uma revisão da literatura averiguando a eficiência da playlist como vantagem competitiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2024-07-15T12:51:53Z 2024-07-17T03:00:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEE, Pedro Jun Rah Patricio. Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/23132 |
identifier_str_mv |
LEE, Pedro Jun Rah Patricio. Análise do mecanismo de recomendação do Spotify: um estudo sobre a ferramenta “descoberta da semana” como vantagem competitiva. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/23132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672698022133760 |