A identidade do torcedor no país do futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1434 |
Resumo: | Consiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão. |
id |
UFRJ_5402941afc16401b8bfa0b792871de50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1434 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade do torcedor no país do futebolTorcedorIdentidadeFutebolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOConsiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJElHajji, Mohammedhttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845Borges, Fernando Vannier dos Santos2017-02-14T18:35:56Z2023-12-21T03:02:35Z2006-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/1434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1434Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade do torcedor no país do futebol |
title |
A identidade do torcedor no país do futebol |
spellingShingle |
A identidade do torcedor no país do futebol Borges, Fernando Vannier dos Santos Torcedor Identidade Futebol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A identidade do torcedor no país do futebol |
title_full |
A identidade do torcedor no país do futebol |
title_fullStr |
A identidade do torcedor no país do futebol |
title_full_unstemmed |
A identidade do torcedor no país do futebol |
title_sort |
A identidade do torcedor no país do futebol |
author |
Borges, Fernando Vannier dos Santos |
author_facet |
Borges, Fernando Vannier dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ElHajji, Mohammed http://lattes.cnpq.br/1461763145344845 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fernando Vannier dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Torcedor Identidade Futebol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Torcedor Identidade Futebol CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Consiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-07-03 2017-02-14T18:35:56Z 2023-12-21T03:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. http://hdl.handle.net/11422/1434 |
identifier_str_mv |
BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455956674281472 |