A identidade do torcedor no país do futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fernando Vannier dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1434
Resumo: Consiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.
id UFRJ_5402941afc16401b8bfa0b792871de50
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1434
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A identidade do torcedor no país do futebolTorcedorIdentidadeFutebolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOConsiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJElHajji, Mohammedhttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845Borges, Fernando Vannier dos Santos2017-02-14T18:35:56Z2023-12-21T03:02:35Z2006-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/1434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1434Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade do torcedor no país do futebol
title A identidade do torcedor no país do futebol
spellingShingle A identidade do torcedor no país do futebol
Borges, Fernando Vannier dos Santos
Torcedor
Identidade
Futebol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A identidade do torcedor no país do futebol
title_full A identidade do torcedor no país do futebol
title_fullStr A identidade do torcedor no país do futebol
title_full_unstemmed A identidade do torcedor no país do futebol
title_sort A identidade do torcedor no país do futebol
author Borges, Fernando Vannier dos Santos
author_facet Borges, Fernando Vannier dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ElHajji, Mohammed
http://lattes.cnpq.br/1461763145344845
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fernando Vannier dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Torcedor
Identidade
Futebol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Torcedor
Identidade
Futebol
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Consiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-03
2017-02-14T18:35:56Z
2023-12-21T03:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
http://hdl.handle.net/11422/1434
identifier_str_mv BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
url http://hdl.handle.net/11422/1434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956674281472