Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra Sobrinho, David [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89398
Resumo: A presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos, o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais, simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar, são apresentadas impressões de torcedores de futebol, que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação - especificamente, a editoria de esportes do Jornal da Cidade - e que, por suas posturas, podem ser considerados sujeitos representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico, nota-se que o torcedor é elemento-chave do universo futebolístico, porém, nem sempre é assim percebido na mídia impressa, em que aparece como sujeito passivo, sem voz ativa, apesar de sua importância para a construção do fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso, em que se desconsidera a voz dos torcedores na configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem, em última análise, o jornalista escreve.
id UNSP_e3402b0483d9624a2a49982781294a4b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89398
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressaFutebol - TorcedoresJornalismo esportivoComunicaçãoFutebol - TorcidaComunicação midiáticaA presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos, o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais, simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar, são apresentadas impressões de torcedores de futebol, que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação - especificamente, a editoria de esportes do Jornal da Cidade - e que, por suas posturas, podem ser considerados sujeitos representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico, nota-se que o torcedor é elemento-chave do universo futebolístico, porém, nem sempre é assim percebido na mídia impressa, em que aparece como sujeito passivo, sem voz ativa, apesar de sua importância para a construção do fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso, em que se desconsidera a voz dos torcedores na configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem, em última análise, o jornalista escreve.This work presents an analysis, based on culturalist theories, about the representations of the football spectators in the sports press. Divided in four chapters, the text initially reflects on theoretical and methods questions, concerning the media and its relevance while a space for expression. It claims for a dialogue between concepts of two distinct theories: the Critical Theory and the Cultural Studies. Still in the conceptual field, linguistics parameters are presented as a way of analisys for media phenomenon. It presents too the origins of the football game in the world and in Brazil. Based on these studies, it tries to understand the football spectators while authentic social citizens, symbolically build. It adds a historical trajectory about football assistance and how it got so many alterations along the time. The conflituous relations between spectators and media is aborded too. To complete, impressions of spectators, readers of a same news and representative persons of the reception are presented. After this analytical way, spectators appears as representative persons of the footballþs universe, but, are printed in the media as passive persons, without active voice, although its strong representation in the football while a spectacle. So, its suggests that there is a gap in the sports press: it doesnþt give a voice to the football spectators, key persons for the actual football configuration and, at last, for whom the journalists writes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cintra Sobrinho, David [UNESP]2014-06-11T19:24:02Z2014-06-11T19:24:02Z2005-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis234 f. : il.application/pdfCINTRA SOBRINHO, David. Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.http://hdl.handle.net/11449/89398000339217cintrasobrinho_d_me_bauru.pdf33004056081P406420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89398Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:59.421258Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
title Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
spellingShingle Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
Cintra Sobrinho, David [UNESP]
Futebol - Torcedores
Jornalismo esportivo
Comunicação
Futebol - Torcida
Comunicação midiática
title_short Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
title_full Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
title_fullStr Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
title_full_unstemmed Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
title_sort Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa
author Cintra Sobrinho, David [UNESP]
author_facet Cintra Sobrinho, David [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra Sobrinho, David [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol - Torcedores
Jornalismo esportivo
Comunicação
Futebol - Torcida
Comunicação midiática
topic Futebol - Torcedores
Jornalismo esportivo
Comunicação
Futebol - Torcida
Comunicação midiática
description A presente dissertação apresenta uma análise com bases em teorias culturalistas sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. Dividido em quatro capítulos, o texto inicialmente reflete sobre questões teóricas e metodológicas acerca da mídia e sua importância enquanto espaço de construção de significados e identificações. Busca-se um diálogo entre conceitos de duas correntes distintas de análise da comunicação: a Teoria Crítica e os Estudos Culturais. Ainda no campo conceitual abordam-se parâmetros lingüísticos como referência para análises de fenômenos midiáticos e a idéia de jogo. Apresenta-se ainda as origens do futebol no mundo e no Brasil. A partir destes pressupostos busca-se compreender quem são os torcedores enquanto sujeitos sociais, simbolicamente construídos. Acrescenta-se uma trajetória histórica sobre os modos de torcer e as relações conflituosas entre torcedores e mídia. Para finalizar, são apresentadas impressões de torcedores de futebol, que possuem em comum o fato de serem também leitores de uma mesma publicação - especificamente, a editoria de esportes do Jornal da Cidade - e que, por suas posturas, podem ser considerados sujeitos representativos do campo receptivo. Após o percurso analítico, nota-se que o torcedor é elemento-chave do universo futebolístico, porém, nem sempre é assim percebido na mídia impressa, em que aparece como sujeito passivo, sem voz ativa, apesar de sua importância para a construção do fenômeno futebol-espetáculo. Identifica-se assim uma lacuna no jornalismo esportivo impresso, em que se desconsidera a voz dos torcedores na configuração do futebol enquanto espetáculo e para quem, em última análise, o jornalista escreve.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-19
2014-06-11T19:24:02Z
2014-06-11T19:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CINTRA SOBRINHO, David. Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/89398
000339217
cintrasobrinho_d_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv CINTRA SOBRINHO, David. Alma do espetáculo ou público pagante?: uma análise culturológica sobre as representações do torcedor de futebol na mídia esportiva impressa. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.
000339217
cintrasobrinho_d_me_bauru.pdf
33004056081P4
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/89398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128326028492800