A expansão da consciência nas práticas artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Tiago Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8607
Resumo: Inspirado no estudo da obra de artistas como Hieronimus Bosch, Willian Blake, Stanislav Szukalski, Ernst Fuschs, H.R Giger, Abdul Mati Klawerin, Alex Grey e nas leituras dos autores: Stanislav Grof e Laurence Caruanna, eu construí uma série de trabalhos que foram desenvolvidos durante os últimos dois anos de graduação em Artes Visuais-Escultura. Através de uma investigação e da associação de obras de arte, crio uma relação das obras com os fenômenos transcendentais e os padrões visuais que podem estar presentes nessas experiências transcendentes. Foi levado em consideração também a época de criação das obras, os meios transcendentes e originadores da força criativa e a localidade geográfica. Assim como as vertentes, escolas, vanguardas e artistas que exploraram os Estados Não Ordinários de Consciência em suas práticas no decorrer da história da arte. Para tanto analiso o impacto cultural das obras mencionadas dentro de um contexto histórico e contemporâneo como também do elo místico, sagrado, e ritualístico entre essas práticas e as culturas atuais e ancestrais. Insiro nestes tópicos, os aspectos sociais, políticos e científicos que se relacionam com os psicoativos que, são explorados como meios de expansão da consciência além do uso religioso. Há também um levantamento das obras inerentes a tais pesquisas como também de estudos realizados por diversos autores. Comparo trabalhos produzidos por diversas culturas em diferentes épocas com a finalidade de traçar um paralelo entre elas, através de aspectos estéticos e das temáticas abordadas nestes trabalhos. A arte produzida e inspirada a partir dos Estados Não Ordinários da Consciência, é conhecida atualmente como Arte Visionária. No Primeiro Manifesto da Arte Visionária de Laurence Caruana, o autor cita diversos artistas considerados visionários: Goya, Blake, Gustave Doré, Odilon Redon, Jean Deville, Gustav Klimt, Salvador Dali, Hieronymus Bosh, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Pieter Bruegel, Arcimbaldo, Martin Schongauer. (CARUANA 2001). (...) consciência comum que é considerada genuína e boa, e então há estados pervertidos ou alterados. Para Lewis-Williams, menos foco na racionalidade deve revelar que todas as partes do espectro da consciência são igualmente importantes e igualmente genuínas.2 Essa identificação das obras se dá de acordo com elementos relacionados com a Arte Visionária: geometria sagrada, simbolismo, iluminação intensa e outros. Há variados caminhos que conduzem ás jornadas dos ENOC's (Estados Não Ordinários da Consciência), podendo variar entre: meditação, privação de sono e ou alimentação, ingestão de enteógenos, exercícios de respiração, danças tais como as dos Sufi Devishes por exemplo. É através das visões e insights que surgem após ou durante as vivencias dos estados alterados é que surge a força criativa do artista visionário.
id UFRJ_59e9ab89d3c99f009b9e01371c62676c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8607
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Vieira, Tiago Alveshttp://lattes.cnpq.br/5205321458611890Velloso, Beatriz Pimenta2019-07-02T14:25:15Z2023-11-30T03:00:31Z2017VIEIRA, Tiago Alves. A expansão da consciência nas práticas artísticas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/8607Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-07-02T14:25:15Z No. of bitstreams: 1 TVieira.pdf: 3939981 bytes, checksum: 2c82a4872065e44bb204ba38bc30205b (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-02T14:25:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TVieira.pdf: 3939981 bytes, checksum: 2c82a4872065e44bb204ba38bc30205b (MD5) Previous issue date: 2017Inspirado no estudo da obra de artistas como Hieronimus Bosch, Willian Blake, Stanislav Szukalski, Ernst Fuschs, H.R Giger, Abdul Mati Klawerin, Alex Grey e nas leituras dos autores: Stanislav Grof e Laurence Caruanna, eu construí uma série de trabalhos que foram desenvolvidos durante os últimos dois anos de graduação em Artes Visuais-Escultura. Através de uma investigação e da associação de obras de arte, crio uma relação das obras com os fenômenos transcendentais e os padrões visuais que podem estar presentes nessas experiências transcendentes. Foi levado em consideração também a época de criação das obras, os meios transcendentes e originadores da força criativa e a localidade geográfica. Assim como as vertentes, escolas, vanguardas e artistas que exploraram os Estados Não Ordinários de Consciência em suas práticas no decorrer da história da arte. Para tanto analiso o impacto cultural das obras mencionadas dentro de um contexto histórico e contemporâneo como também do elo místico, sagrado, e ritualístico entre essas práticas e as culturas atuais e ancestrais. Insiro nestes tópicos, os aspectos sociais, políticos e científicos que se relacionam com os psicoativos que, são explorados como meios de expansão da consciência além do uso religioso. Há também um levantamento das obras inerentes a tais pesquisas como também de estudos realizados por diversos autores. Comparo trabalhos produzidos por diversas culturas em diferentes épocas com a finalidade de traçar um paralelo entre elas, através de aspectos estéticos e das temáticas abordadas nestes trabalhos. A arte produzida e inspirada a partir dos Estados Não Ordinários da Consciência, é conhecida atualmente como Arte Visionária. No Primeiro Manifesto da Arte Visionária de Laurence Caruana, o autor cita diversos artistas considerados visionários: Goya, Blake, Gustave Doré, Odilon Redon, Jean Deville, Gustav Klimt, Salvador Dali, Hieronymus Bosh, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Pieter Bruegel, Arcimbaldo, Martin Schongauer. (CARUANA 2001). (...) consciência comum que é considerada genuína e boa, e então há estados pervertidos ou alterados. Para Lewis-Williams, menos foco na racionalidade deve revelar que todas as partes do espectro da consciência são igualmente importantes e igualmente genuínas.2 Essa identificação das obras se dá de acordo com elementos relacionados com a Arte Visionária: geometria sagrada, simbolismo, iluminação intensa e outros. Há variados caminhos que conduzem ás jornadas dos ENOC's (Estados Não Ordinários da Consciência), podendo variar entre: meditação, privação de sono e ou alimentação, ingestão de enteógenos, exercícios de respiração, danças tais como as dos Sufi Devishes por exemplo. É através das visões e insights que surgem após ou durante as vivencias dos estados alterados é que surge a força criativa do artista visionário.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURAConsciênciaArte visionáriaEnteógenosA expansão da consciência nas práticas artísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTVieira.pdfTVieira.pdfapplication/pdf3939981http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8607/1/TVieira.pdf2c82a4872065e44bb204ba38bc30205bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8607/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/86072023-11-30 00:00:31.018oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A expansão da consciência nas práticas artísticas
title A expansão da consciência nas práticas artísticas
spellingShingle A expansão da consciência nas práticas artísticas
Vieira, Tiago Alves
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Consciência
Arte visionária
Enteógenos
title_short A expansão da consciência nas práticas artísticas
title_full A expansão da consciência nas práticas artísticas
title_fullStr A expansão da consciência nas práticas artísticas
title_full_unstemmed A expansão da consciência nas práticas artísticas
title_sort A expansão da consciência nas práticas artísticas
author Vieira, Tiago Alves
author_facet Vieira, Tiago Alves
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5205321458611890
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Tiago Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Velloso, Beatriz Pimenta
contributor_str_mv Velloso, Beatriz Pimenta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Consciência
Arte visionária
Enteógenos
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência
Arte visionária
Enteógenos
description Inspirado no estudo da obra de artistas como Hieronimus Bosch, Willian Blake, Stanislav Szukalski, Ernst Fuschs, H.R Giger, Abdul Mati Klawerin, Alex Grey e nas leituras dos autores: Stanislav Grof e Laurence Caruanna, eu construí uma série de trabalhos que foram desenvolvidos durante os últimos dois anos de graduação em Artes Visuais-Escultura. Através de uma investigação e da associação de obras de arte, crio uma relação das obras com os fenômenos transcendentais e os padrões visuais que podem estar presentes nessas experiências transcendentes. Foi levado em consideração também a época de criação das obras, os meios transcendentes e originadores da força criativa e a localidade geográfica. Assim como as vertentes, escolas, vanguardas e artistas que exploraram os Estados Não Ordinários de Consciência em suas práticas no decorrer da história da arte. Para tanto analiso o impacto cultural das obras mencionadas dentro de um contexto histórico e contemporâneo como também do elo místico, sagrado, e ritualístico entre essas práticas e as culturas atuais e ancestrais. Insiro nestes tópicos, os aspectos sociais, políticos e científicos que se relacionam com os psicoativos que, são explorados como meios de expansão da consciência além do uso religioso. Há também um levantamento das obras inerentes a tais pesquisas como também de estudos realizados por diversos autores. Comparo trabalhos produzidos por diversas culturas em diferentes épocas com a finalidade de traçar um paralelo entre elas, através de aspectos estéticos e das temáticas abordadas nestes trabalhos. A arte produzida e inspirada a partir dos Estados Não Ordinários da Consciência, é conhecida atualmente como Arte Visionária. No Primeiro Manifesto da Arte Visionária de Laurence Caruana, o autor cita diversos artistas considerados visionários: Goya, Blake, Gustave Doré, Odilon Redon, Jean Deville, Gustav Klimt, Salvador Dali, Hieronymus Bosh, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Pieter Bruegel, Arcimbaldo, Martin Schongauer. (CARUANA 2001). (...) consciência comum que é considerada genuína e boa, e então há estados pervertidos ou alterados. Para Lewis-Williams, menos foco na racionalidade deve revelar que todas as partes do espectro da consciência são igualmente importantes e igualmente genuínas.2 Essa identificação das obras se dá de acordo com elementos relacionados com a Arte Visionária: geometria sagrada, simbolismo, iluminação intensa e outros. Há variados caminhos que conduzem ás jornadas dos ENOC's (Estados Não Ordinários da Consciência), podendo variar entre: meditação, privação de sono e ou alimentação, ingestão de enteógenos, exercícios de respiração, danças tais como as dos Sufi Devishes por exemplo. É através das visões e insights que surgem após ou durante as vivencias dos estados alterados é que surge a força criativa do artista visionário.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T14:25:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Tiago Alves. A expansão da consciência nas práticas artísticas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8607
identifier_str_mv VIEIRA, Tiago Alves. A expansão da consciência nas práticas artísticas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/8607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8607/1/TVieira.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8607/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c82a4872065e44bb204ba38bc30205b
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097147326562304