A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Andrea Gorfin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4186
Resumo: Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças.
id UFRJ_5eadc6737a30b8cf4f71601b399f5cf4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4186
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A música como facilitadora no processo de alfabetização de criançasEducação infantilMúsicaAlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARApresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMoura, Ana Paula Abreuhttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Viana, Andrea Gorfin2018-07-03T13:33:30Z2023-12-21T03:05:48Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4186Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
title A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
spellingShingle A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
Viana, Andrea Gorfin
Educação infantil
Música
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
title_full A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
title_fullStr A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
title_full_unstemmed A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
title_sort A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
author Viana, Andrea Gorfin
author_facet Viana, Andrea Gorfin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Ana Paula Abreu
http://lattes.cnpq.br/1749607244537249
Souza, Elaine Constant Pereira de
http://lattes.cnpq.br/8152875687861200
Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Andrea Gorfin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Educação infantil
Música
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2018-07-03T13:33:30Z
2023-12-21T03:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/4186
identifier_str_mv VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/4186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963870658560