A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4186 |
Resumo: | Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças. |
id |
UFRJ_5eadc6737a30b8cf4f71601b399f5cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4186 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de criançasEducação infantilMúsicaAlfabetizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARApresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMoura, Ana Paula Abreuhttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Viana, Andrea Gorfin2018-07-03T13:33:30Z2023-12-21T03:05:48Z2016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4186Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
title |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
spellingShingle |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças Viana, Andrea Gorfin Educação infantil Música Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
title_full |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
title_fullStr |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
title_full_unstemmed |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
title_sort |
A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
author |
Viana, Andrea Gorfin |
author_facet |
Viana, Andrea Gorfin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Ana Paula Abreu http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 Souza, Elaine Constant Pereira de http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 Scofano, Reuber Gerbassi http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Andrea Gorfin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Educação infantil Música Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2018-07-03T13:33:30Z 2023-12-21T03:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4186 |
identifier_str_mv |
VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963870658560 |