O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gabriel do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15299
Resumo: Este projeto de monografia se propõe a abordar a produção de conteúdo orgânico por usuário na era digital a partir da plataforma de entretenimento TikTok. Focado no mercado musical, esse trabalho discutirá como a produção de conteúdo no formato de vídeo transformou o consumo da música pop no Brasil. Dessa forma, aborda-se o mercado fonográfico e suas transformações históricas e socioculturais, com uma perspectiva digital possibilitada pela cibercultura. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o TikTok. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa, com uma análise teórica das músicas de trap e funk “Mds” de Kawe e Lele JP e “Talarica” de Rennan da Penha com MC 2Jhow, respectivamente, além de registros e documentos sobre a plataforma, o estudo aborda como as práticas de consumo do aplicativo motivaram um crescimento astronômico da plataforma, que consequentemente, transformou as estratégias de marketing viral e seus impactos no consumo musical nas plataformas digitais de streaming.
id UFRJ_61acb1f9f89ea1fa15f015df36d4ed41
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15299
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Costa, Gabriel do NascimentoMachado, MônicaSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosCarrera, Fernanda Ariane Silva2021-09-28T20:30:21Z2023-11-30T03:04:30Z2021-07-30COSTA, Gabriel do Nascimento. O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15299Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-09-23T12:47:04Z No. of bitstreams: 1 GCosta.pdf: 1166599 bytes, checksum: d685d7721613593485466161d0142cd3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-28T20:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GCosta.pdf: 1166599 bytes, checksum: d685d7721613593485466161d0142cd3 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30Este projeto de monografia se propõe a abordar a produção de conteúdo orgânico por usuário na era digital a partir da plataforma de entretenimento TikTok. Focado no mercado musical, esse trabalho discutirá como a produção de conteúdo no formato de vídeo transformou o consumo da música pop no Brasil. Dessa forma, aborda-se o mercado fonográfico e suas transformações históricas e socioculturais, com uma perspectiva digital possibilitada pela cibercultura. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o TikTok. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa, com uma análise teórica das músicas de trap e funk “Mds” de Kawe e Lele JP e “Talarica” de Rennan da Penha com MC 2Jhow, respectivamente, além de registros e documentos sobre a plataforma, o estudo aborda como as práticas de consumo do aplicativo motivaram um crescimento astronômico da plataforma, que consequentemente, transformou as estratégias de marketing viral e seus impactos no consumo musical nas plataformas digitais de streaming.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATikTokCultura popularEntretenimentoMúsica e InternetO boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15299/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALGCosta.pdfGCosta.pdfapplication/pdf1166599http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15299/1/GCosta.pdfd685d7721613593485466161d0142cd3MD5111422/152992023-11-30 00:04:30.909oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
title O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
spellingShingle O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
Costa, Gabriel do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
TikTok
Cultura popular
Entretenimento
Música e Internet
title_short O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
title_full O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
title_fullStr O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
title_full_unstemmed O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
title_sort O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos
author Costa, Gabriel do Nascimento
author_facet Costa, Gabriel do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gabriel do Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Mônica
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
contributor_str_mv Machado, Mônica
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
TikTok
Cultura popular
Entretenimento
Música e Internet
dc.subject.por.fl_str_mv TikTok
Cultura popular
Entretenimento
Música e Internet
description Este projeto de monografia se propõe a abordar a produção de conteúdo orgânico por usuário na era digital a partir da plataforma de entretenimento TikTok. Focado no mercado musical, esse trabalho discutirá como a produção de conteúdo no formato de vídeo transformou o consumo da música pop no Brasil. Dessa forma, aborda-se o mercado fonográfico e suas transformações históricas e socioculturais, com uma perspectiva digital possibilitada pela cibercultura. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o TikTok. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa, com uma análise teórica das músicas de trap e funk “Mds” de Kawe e Lele JP e “Talarica” de Rennan da Penha com MC 2Jhow, respectivamente, além de registros e documentos sobre a plataforma, o estudo aborda como as práticas de consumo do aplicativo motivaram um crescimento astronômico da plataforma, que consequentemente, transformou as estratégias de marketing viral e seus impactos no consumo musical nas plataformas digitais de streaming.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-28T20:30:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Gabriel do Nascimento. O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/15299
identifier_str_mv COSTA, Gabriel do Nascimento. O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15299/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15299/1/GCosta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
d685d7721613593485466161d0142cd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097217796112384