A importância do conflito na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Ana Beatriz de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14651
Resumo: O presente trabalho, intitulado A importância do conflito na educação deriva das experiências vividas no cotidiano escolar e as diferentes perspectivas em relação ao conflito e suas resoluções. O objetivo central é compreender o conflito em sua forma interindividual, aquela que se estabelece nas relações com o outro. Com Piaget, delineia a importância do conflito na construção dos valores morais dos indivíduos. A educação moral visa à formação da autonomia. A partir do olhar do educador para as situações de conflito e do ambiente sócio moral construído, é possível que a criança desenvolva a sua moralidade, autônoma ou não. Com Freud, de outra forma, o educador encontra o conceito de educação para a realidade, realidade do desejo e do conflitivo como constituinte. A pesquisa usou como fundamentação teórica a obra “O Juízo Moral na Criança” de Jean Piaget e textos selecionados da obra freudiana, como “O mal-estar na Civilização” e “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. Pôde-se concluir que a importância de buscar uma atuação que tenha como base a compreensão da moralidade por Piaget é fundamental para a ação do educador diante da resolução de conflitos, visto que quando se trabalha o conflito, ele gera conhecimento e reflexão, possibilitando a formação de crianças autônomas, como propõe a educação moral. Para Freud, não há propriamente uma resolução de conflitos, mas uma educação que acolha o conflito não como erro, sim como cerne do humano. Ambos os autores, clássicos para a educação, de diferentes modos, vão apontar para a centralidade da consideração do conflito na prática educativa.
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O objetivo central é compreender o conflito em sua forma interindividual, aquela que se estabelece nas relações com o outro. Com Piaget, delineia a importância do conflito na construção dos valores morais dos indivíduos. A educação moral visa à formação da autonomia. A partir do olhar do educador para as situações de conflito e do ambiente sócio moral construído, é possível que a criança desenvolva a sua moralidade, autônoma ou não. Com Freud, de outra forma, o educador encontra o conceito de educação para a realidade, realidade do desejo e do conflitivo como constituinte. A pesquisa usou como fundamentação teórica a obra “O Juízo Moral na Criança” de Jean Piaget e textos selecionados da obra freudiana, como “O mal-estar na Civilização” e “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”. 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