A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosas, Taís Souto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2413
Resumo: Analisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola.
id UFRJ_643e73ec1b6b5487aab093d18536485f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2413
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A visão das famílias sobre a inserção na educação infantilEducação InfantilFamíliaCrechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARAnalisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Rosas, Taís Souto2017-07-13T15:16:32Z2023-12-21T03:01:00Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
title A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
spellingShingle A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
Rosas, Taís Souto
Educação Infantil
Família
Creches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
title_full A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
title_fullStr A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
title_full_unstemmed A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
title_sort A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
author Rosas, Taís Souto
author_facet Rosas, Taís Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
http://lattes.cnpq.br/5887497111241761
Guimarães, Daniela de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5201077923193760
Santos, Núbia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0619214710322051
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosas, Taís Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Família
Creches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Educação Infantil
Família
Creches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Analisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
2017-07-13T15:16:32Z
2023-12-21T03:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/2413
identifier_str_mv ROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/2413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963796209664