A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2413 |
Resumo: | Analisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola. |
id |
UFRJ_643e73ec1b6b5487aab093d18536485f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2413 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantilEducação InfantilFamíliaCrechesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARAnalisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, Deisehttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761Guimarães, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Rosas, Taís Souto2017-07-13T15:16:32Z2023-12-21T03:01:00Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
title |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
spellingShingle |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil Rosas, Taís Souto Educação Infantil Família Creches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
title_full |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
title_fullStr |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
title_sort |
A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil |
author |
Rosas, Taís Souto |
author_facet |
Rosas, Taís Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 Guimarães, Daniela de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 Santos, Núbia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosas, Taís Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Família Creches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Educação Infantil Família Creches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Analisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2017-07-13T15:16:32Z 2023-12-21T03:01:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/2413 |
identifier_str_mv |
ROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963796209664 |